Práticas educativas com o sintetizador no Ensino Superior Artístico de Música da Catalunha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51263

Palavras-chave:

Sintetizador, Síntete sonora, Tecnologia musical, Ensino artístico superior de música, Educação musical

Resumo

Apesar do seu papel fundamental na criação musical nas últimas décadas, o sintetizador não goza de amplo reconhecimento nos ensinamentos musicais da Catalunha, Espanha. Este estudo examinou as práticas educativas relacionadas ao sintetizador no Ensino Superior Artístico Musical da referida região. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores especializados neste instrumento. A análise dos dados foi realizada seguindo as diretrizes da Análise Temática, o que permitiu identificar três temas gerais: (i) o ensino do sintetizador é orientado para objetivos criativos, (ii) o sintetizador é ensinado de forma diferente dependendo da especialidade e do repertório (iii) o sintetizador não possui modalidade instrumental própria. O artigo conclui com uma discussão sobre a importância da incorporação do sintetizador no ensino musical para promover uma educação mais contextualizada e significativa.

Biografia do Autor

  • Pablo Puentes Madarnás, Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha

    Pablo Puentes Madarnás nasceu em Ribadavia, localidade galega de grande tradição teatral, cultural, vínica e termal, onde começou a tocar piano aos 7 anos no conservatório municipal. Licenciado em Docência com especialidade em Educação Musical, é licenciado em História e Ciências Musicais, tem Licenciatura Profissional em Piano, mestrado em Muscologia e Educação Musical, é diplomado em Pedagogia Dalcroze pelo Institut Llongueres de Barcelona e é atualmente realiza seu doutorado (PhD) em Educação Musical na Universitat Autònoma de Barcelona, ​​​​com um projeto de pesquisa voltado para a pedagogia do sintetizador.

    Passou os últimos anos de sua carreira entre Barcelona, ​​​​Boston (EUA) e Sydney (Austrália), trabalhando, estudando e viajando, por isso oferece aulas de inglês, catalão e espanhol. Publicou artigos com Xiao Xiao, Edith Ackermann, Diana Bloom e Imma Ponsatí. Pablo tocou em inúmeras bandas como Dudular Abiders (Boston), Stefano Rocco Trío (Sydney), Xavi Nuez (Barcelona) ou Groovy Killers (Barcelona).

    Atualmente, Pablo é doutorando no Departamento de Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Universidade Autônoma de Barcelona.

  • Diego Calderón-Garrido, Universidade de Barcelona, Espanha

    Diego Calderón-Garrido, Doutor em História da Arte e Doutor em Tecnologia Educacional. Professor Titular do Departamento de Didática Aplicada da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Suas linhas de pesquisa giram em torno da educação musical na sociedade digital. É autor de mais de 120 artigos em revistas indexadas.

  • Perfecto Herrera, Escola Superior de Música da Catalunha, Espanha

    Perfecto Herrera é formado em Psicologia e doutor em Tecnologias da Informação e Comunicação. Trabalha como professor em tempo integral na Escola Superior de Música da Catalunha, onde ministra disciplinas relacionadas à tecnologia musical, percepção e pesquisa com tecnologias. É também pesquisador do Grupo de Tecnologia Musical da Universidade Pompeu Fabra. As suas áreas de especialização incluem a análise automática da música, a percepção e cognição musical e a criação musical com tecnologias analógicas ou digitais, temas sobre os quais publicou mais de 150 artigos científicos de âmbito internacional.

Referências

Bauer, William I., and Richard J. Dammers. 2016. “Technology in Music Teacher Education: A National Survey.” Research Perspectives in Music Education 18 (1). ingentaconnect.com: 2–15. https://www.ingentaconnect.com/content/fmea/rpme/2016/00000018/00000001/art00001.

Braun, Virginia, and Victoria Clarke. 2006. “Using Thematic Analysis in Psychology.” Qualitative Research in Psychology 3 (2). Routledge: 77–101. doi:10.1191/1478088706qp063oa.

Brown, Andrew. 1997. “Changing Technologies, Changing Minds: Taking Account of Music Technologies in the Curriculum.” Brisbane, Queensland: Aust. Society for Music Education. https://eprints.qut.edu.au/6197/.

Brown, Andrew R. 1995. “Defining Synthesizer Teaching.” In Honing the Craft : Improving the Quality of Music Education, ASME 10th National Conference, 58–62. eprints.qut.edu.au. https://eprints.qut.edu.au/42186/.

Cain, Tim. 2004. “Theory, Technology and the Music Curriculum.” British Journal of Music Education 21 (2). Cambridge University Press: 215–221. doi:10.1017/S0265051704005650.

Calderón Garrido, Diego, Josep Gustems Carnicer, and Xavier Carrera. 2020. “La Competencia Digital Docente Del Profesorado Universitario de Música: Diseño Y Validación de Un Instrumento.” Aloma: Revista de Psicologia, Ciències de L’educació I de L'esport, 2020, Vol. 38, Núm. 2, P. 139-148. Facultat de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport Blanquerna …. https://repositori.udl.cat/handle/10459.1/69993.

Calderón-Garrido, Diego, Lluis Parcerisa, Pablo Rivera-Vargas, and Ainara Moreno-Gonzàlez. 2023. “Opiniones de las familias sobre corporaciones tecnológicas, plataformas digitales educativas y derechos de la infancia: validación psicométrica de un instrumento.” Aloma: Revista de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l'Esport 41 (1). revistaaloma.net: 141–148. doi:10.51698/aloma.2023.41.1.141-148.

Cann, Simon. 2007. How to Make a Noise: A Comprehensive Guide to Synthesizer Programming. Simon Cann. https://market.android.com/details?id=book-DxAgmDKVEIEC.

Chadabe, Joel. 1997. Electric Sound: The Past and Promise of Electronic Music. Pearson.

Crow, Bill. 2006. “Musical Creativity and the New Technology.” Music Education Research 8 (1). Routledge: 121–130. doi:10.1080/14613800600581659.

Galpin, Francis W. 1937. “A Textbook of European Musical Instruments: Their Origin.” History and Character. Williams & Norgate.

García, Vicente Pastor. 2014. “El proceso de adaptación de los Estudios Superiores de música en España al espacio europeo de Educación Superior.” Artseduca, no. 7. Anna M. Vernia Carrasco: 1–21. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4734009.

Goetz, J. P., and M. D. Lecompte. 1988. “Etnografía Y Diseño Cualitativo En Investigación Educativa.” biblioteca.especializada.unjbg.edu …. http://biblioteca.especializada.unjbg.edu.pe/opac_css/index.php?lvl=notice_display&id=258.

Hernández Sampieri, Roberto, Carlos Fernández Collado, Pilar Baptista Lucio, and Others. 2010. Metodología de La Investigación. México: McGraw-Hill. http://www.academia.edu/download/38911499/Sampieri.pdf.

Hornbostel, E. M., and C. Sachs. 1961. “Classification of Musical Instruments.” The Galpin Society Journal.

Jenkins, Mark. 2019. Analog Synthesizers: Understanding, Performing, Buying: From the Legacy of Moog to Software Synthesis. Routledge. https://play.google.com/store/books/details?id=OCKeDwAAQBAJ.

Landy, Leigh. 2007. Understanding the Art of Sound Organization. MIT Press. https://play.google.com/store/books/details?id=SWdE51Pi2jAC.

Mills, Janet, and Andy Murray. 2000. “Music Technology Inspected: Good Teaching in Key Stage 3.” British Journal of Music Education 17 (2). Cambridge University Press: 129–156. doi:10.1017/S026505170000022X.

Mooney, J. 2011. “Frameworks and Affordances: Understanding the Tools of Music-Making.” Journal of Music, Technology & Education. ingentaconnect.com. https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/jmte/2011/00000003/F0020002/art00004.

Morgan, David L. 1996. “Focus Groups.” Annual Review of Sociology 22 (1). Annual Reviews: 129–152. doi:10.1146/annurev.soc.22.1.129.

Noreña, Ana Lucía, Noemi Alcaraz-Moreno, Juan Guillermo Rojas, and Dinora Rebolledo-Malpica. 2012. “Aplicabilidad de Los Criterios de Rigor Y éticos En La Investigación Cualitativa.” Aquichan 12 (3). Universidad de la Sabana: 263–274. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972012000300006.

Pinch, Trevor, and Frank Trocco. 1998. “The social construction of the early electronic music synthesizer.” Icon 4. Temporary Publisher: 9–31. http://www.jstor.org/stable/23785956.

Puentes Madarnás, Pablo, Cristina González-Martín, and Imma Ponsatí. 2022. “El Conocimiento Y El Uso Pedagógico Del Sintetizador En La Educación Musical de Cataluña: Un Análisis a Través de Entrevistas a Personas Expertas.” Universitat Jaume I amb el suport del Servei de Comunicació i Publicacions. http://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/201071.

Puentes Madarnás, Pablo. In press. The synthesizer in the music education research: a snowball review. Journal of Music, Technology & Education.

Russ, Martin. 2012. Sound Synthesis and Sampling. Routledge. https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9780080481043/sound-synthesis-sampling-martin-russ.

Salaman, William. 1997. “Keyboards in Schools.” British Journal of Music Education 14 (2). Cambridge University Press: 143–149. doi:10.1017/S0265051700003594.

Schwartz, Elliott. 1978. “Electronic Music: A Thirty-Year Retrospective.” Music Educators Journal 64 (7). SAGE Publications Inc: 36–41. doi:10.2307/3395445.

Shepard, Brian K. 2013. Refining Sound: A Practical Guide to Synthesis and Synthesizers. Oxford University Press. https://play.google.com/store/books/details?id=RlwWDAAAQBAJ.

Smith, Kenneth H. 2011. “Using Audacity and One Classroom Computer to Experiment With Timbre.” General Music Today 24 (3). SAGE Publications Inc: 23–27. doi:10.1177/1048371310385421.

Vail, Mark. 2014. The Synthesizer: A Comprehensive Guide to Understanding, Programming, Playing, and Recording the Ultimate Electronic Music Instrument. Oxford University Press. https://play.google.com/store/books/details?id=fFapAgAAQBAJ.

Van Der Rest, Nathan Andre Peter. 2014. A Unified Curriculum for the Teaching of Electronic Sound Synthesis. University of Colorado at Denver. http://search.proquest.com/openview/81d0cdf6e0ce55b2e7e45b80b7c2454e/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y.

Walzer, Daniel A. 2016. “Software-Based Scoring and Sound Design: An Introductory Guide for Music Technology Instruction.” Music Educators Journal 103 (1). SAGE Publications. 2455 Teller Road, Thousand Oaks, CA 91320. Tel: 800-818-7243; Tel: 805-499-9774; Fax: 800-583-2665; e-mail: journals@sagepub.com; Web site: http://sagepub.com: 19–26. doi:10.1177/0027432116653449.

Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Práticas Educativas Com O Sintetizador No Ensino Superior Artístico De Música Da Catalunha”. 2024. Per Musi 25 (maio): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51263.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)