Três Peças de César Guerra-Peixe
uma abordagem fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55486Palavras-chave:
análisis musical, fenomenología, César Guerra-Peixe, Thomas CliftonResumo
Abordagem fenomenológica das Três Peças para viola e piano de César Guerra-Peixe, buscando compreendero fenômeno musicalatravésda percepção do ouvinte.Apesquisa constou de duas fases: análise da obra baseada na abordagem fenomenológica e análise fenomenológica de duas gravações distintas da mesma obra comparando-as com a análise anterior. Com esta comparação, evidenciou-se que muitas das descobertas da análise estão contidas na interpretação dos músicos. A fundamentação teórica foi desenvolvida a partir dos conceitos propostos por Thomas Clifton, enfatizando os elementos tempo, espaço e sentimento. Os resultados obtidos com essapesquisa foram uma maioraproximação e maior compreensão da essência do fenômeno musical e novaspossibilidades para se pensar o fenômeno musical.
Referências
ASSIS, Ana Claudia. “Prelúdios Tropicais” de Guerra-Peixe: análise dos Prelúdios 1, 4, 6 e 9 com enfoque na utilização do materialfolclórico. 46 f.,Dissertação (Especialização em MusicologiaHistórica Brasileira) - Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, 1993.
CLIFTON, Thomas. Musicas Heard: a study in applied phenomenology. New Haven: Yale University Press, 1983. 316 p.
DWORECKI, Perez (Interp.). REVIVAL, brazilian music for viola andpiano- Villa-Lobos,Radamés,GuerraPeixe, Guarnieri. Fritz Jank, Souza Lima, Tinetti, Brito ao piano. São Paulo: Paulus, 1998. 1 CD, digital.
GUERRA PEIXE, César. Rezas-de-Defunto. Revista Brasileira de Folclore. Rio de Janeiro, ano III, n. 22, p. 235-268, set./dez. 1968.
HEIDEGGER, Martin. o método de investigação fenomenológico. In: Ser e Tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.vol. I, p. 56-71.Título original: Sein undZeit. MAGNANI, Sergio. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1989. 406 p.
PIANA, Giovanni. Filosofia da Música. Tradução de Antonio Angonese. Bauru: Editora da Universidade Sagrado Coração, 2001. 336 p. Título original: Filosofia della Música.
REIS, Carlos Aleixo dos; SCHREIBER, Cenira (Interp.). Gravação realizada no dia 11/11/2002 no Auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerais - Projeto Segunda Musical. Belo Horizonte, 2002. 1 CD.
ROSA, João Guimarães. O espelho. In: Primeiras Histórias. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2001, 236 p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.