Três Peças de César Guerra-Peixe

uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Pierre Bredel Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Cavazotti Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55486

Palavras-chave:

análisis musical, fenomenología, César Guerra-Peixe, Thomas Clifton

Resumo

Abordagem fenomenológica das Três Peças para viola e piano de César Guerra-Peixe, buscando compreendero fenômeno musicalatravésda percepção do ouvinte.Apesquisa constou de duas fases: análise da obra baseada na abordagem fenomenológica e análise fenomenológica de duas gravações distintas da mesma obra comparando-as com a análise anterior. Com esta comparação, evidenciou-se que muitas das descobertas da análise estão contidas na interpretação dos músicos. A fundamentação teórica foi desenvolvida a partir dos conceitos propostos por Thomas Clifton, enfatizando os elementos tempo, espaço e sentimento. Os resultados obtidos com essapesquisa foram uma maioraproximação e maior compreensão da essência do fenômeno musical e novaspossibilidades para se pensar o fenômeno musical.

Biografia do Autor

  • Pierre Bredel , Universidade Federal de Minas Gerais

    Pierre Bredel é bacharel em viola pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Nacional. Além das atividades de pesquisador, tendo participado de congressos e publicado diversos trabalhos, tem realizado diversos recitais acompanhado por pianistas ou como integrante das mais diversas formações de câmara.

  • André Cavazotti , Universidade Federal de Minas Gerais

    Oviolinista André Cavazotti,naturalde Londrina,Paraná,é Professor deViolino,Músicade Câmara, Análise Musical e Pesquisa em Música na Escola de Música da UFMG. Doutor em Música pela BostonUniversity (1998), sua tese de doutorado consiste em um estudoestilístico sobre asSonatas para violino e piano de M. Camargo Guarnieri. Mestre em Música pela UFRGS (1993), estudou violino com oProf. MarceloGuerchfeld e, sob a orientação do Dr.Celso LoureiroChaves,defendeu sua dissertação de mestrado, que é uma investigação sobre a utilização de processos seriais nas canções do LP Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé. Suas atividades como violinista o levaram a realizar recitais e concertos em diversas localidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, PortoAlegre e, nos EUA, em Champaign (Illinois) e Boston (MA).

Referências

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Publicado

2005-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Três Peças De César Guerra-Peixe: Uma Abordagem fenomenológica”. 2005. Per Musi, nº 12 (julho): 65-81. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55486.