Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u97129

Palavras-chave:

Ludwik Fleck, Mikhail Bakhtin, Epistemologia, Linguagem, Textos

Resumo

Neste estudo, considerando a inter-relação entre epistemologia e linguagem, a partir das teorias de Ludwik Fleck e Mikhail Bakhtin, propomos uma trajetória analítica para textos que circulam conhecimentos científicos. Para isso, primeiramente damos visibilidade ao modo como Fleck entrelaça o social, a linguagem (e o texto) e o epistemológico. Em seguida, apresentamos elementos da filosofia da linguagem de Bakhtin que podem aprofundar analítica e teoricamente a dimensão social-linguística das produções textuais na ciência. Essa articulação teórica, entre tais autores, é sistematizada por meio de questões que podem possibilitar a pesquisadores e professores, do Ensino Superior ou Educação Básica, refletir sobre o papel dos diversos textos que circulam conhecimentos científicos. Estudar a materialidade dos textos que circulam a ciência pode contribuir para o processo de produção, incorporação e mediações de leituras de tais materiais nos diversos contextos de ensino-aprendizagem das disciplinas de Ciências da Natureza; assim como para a construção de conhecimentos no campo de pesquisa em Educação Científica.

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Biografia do Autor

Joselaine Setlik, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil,

Henrique César da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física pela Unicamp (1992), tendo concluído o mestrado (1997) e o doutorado (2002) em Educação também pela Unicamp. Durante vários anos, fui professor de Física no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Também fui professor e assessor pedagógico do curso de Licenciatura em Física da Universidade Católica de Brasília (2002-2005). Atuei no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp de 2006 a 2011. Atualmente sou professor no Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Fui editor-chefe da revista Ciência e Ensino (ISSN 1980-8631). Desenvolvo pesquisas no âmbito da Educação em Ciências e Ensino de Física, com foco nas relações entre ciência, discurso (linguagem) e escola, e discurso e epistemologia, buscando compreender as relações da escola com as diferentes textualizações (escritas, audiovisuais, imagéticas) de conhecimentos científico-tecnológicos que são produzidas e circulam numa sociedade como a nossa, incluindo as mídias e tecnologias no contexto da cultura digital. Sou um dos líderes do grupo de pesquisa Educação Científica e Tecnológica e Materiais Multimeios. Fui coordenador geral do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital (MEC/UFSC). Sou líder do Grupo FLUXO - Circulação e textualização da ciência e educação científica (CNPq).

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Setlik, J., & da Silva, H. C. (2021). Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências . Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e24858, 1–33. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u97129

Edição

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Artigos