Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u97129Palavras-chave:
Ludwik Fleck, Mikhail Bakhtin, Epistemologia, Linguagem, TextosResumo
Neste estudo, considerando a inter-relação entre epistemologia e linguagem, a partir das teorias de Ludwik Fleck e Mikhail Bakhtin, propomos uma trajetória analítica para textos que circulam conhecimentos científicos. Para isso, primeiramente damos visibilidade ao modo como Fleck entrelaça o social, a linguagem (e o texto) e o epistemológico. Em seguida, apresentamos elementos da filosofia da linguagem de Bakhtin que podem aprofundar analítica e teoricamente a dimensão social-linguística das produções textuais na ciência. Essa articulação teórica, entre tais autores, é sistematizada por meio de questões que podem possibilitar a pesquisadores e professores, do Ensino Superior ou Educação Básica, refletir sobre o papel dos diversos textos que circulam conhecimentos científicos. Estudar a materialidade dos textos que circulam a ciência pode contribuir para o processo de produção, incorporação e mediações de leituras de tais materiais nos diversos contextos de ensino-aprendizagem das disciplinas de Ciências da Natureza; assim como para a construção de conhecimentos no campo de pesquisa em Educação Científica.
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