Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u271295

Palavras-chave:

popularização da ciência, CTS, revisão sistemática

Resumo

Este estudo relata algumas das atuais discussões e investigações acerca da popularização da ciência pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de uma revisão sistemática de literatura. A sistematização foca em 53 artigos publicados na última década em quatro bases de dados (Scielo, Scopus, Web of Science e DOAJ). Metodologicamente, foram utilizados parâmetros e procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), buscando identificar, por um lado, temas e debates em torno da popularização da ciência e, por outro, investigações práticas a respeito da questão. Os descritores utilizados nas buscas levaram em conta, centralmente, a abordagem CTS. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver políticas públicas de formação e incentivo para estudantes e pesquisadores se envolverem em ações de popularização da ciência. Além disso, a consideração do papel epistêmico das assimetrias na comunicação científica pode ajudar a superar a discussão rasa em torno de modelos deficitários e o desenvolvimento de modelos participativos deliberativos. Ainda mostra-se necessário maior número de estudos em torno do desenvolvimento de modelos de comunicação participativa que enfatizem a justiça social pela valorização da diversidade de conhecimentos, métodos e práticas comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselaine Setlik, Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná - IFPR, Pós-doutoranda no Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Paranaguá, Paraná, Brasil,

Referências

Alcíbar, M. (2015). Comunicación pública de la ciencia y la tecnología: una aproximación crítica a su historia conceptual. Arbor, 191(773), a242. http://dx.doi.org/10.3989/arbor.2015.773n3012

Armon, R., & Baram-Tsabari, A. (2017). Our findings, my method: Framing science in televised interviews. Public Understanding of Science, 26(8), 986–1002. https://doi.org/10.1177/0963662516648532

Baram-Tsabari, A., & Lewenstein, B. V. (2017). Science Communication Training: What are We Trying to Teach? International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement, 7(3), 285–300. https://ecommons.cornell.edu/handle/1813/10.1080/21548455.2017.1303756

Coelho, P. C. S, Rocha, J. N., & Massarani, L. (2022). What Do Adolescents Talk about When They Visit an Aquarium? A Case Study at the Marine Aquarium of Rio De Janeiro.Visitor Studies, 25(1), 60–84. https://doi.org/10.1080/10645578.2021.1993727

Cortassa, C. (2016). In science communication, why does the idea of a public deficit always return? The eternal recurrence of the public deficit. Public Understanding of Science, 25(4), 447–459. https://doi.org/10.1177/0963662516629745

Davies, S. R. (2022). STS and science communication: Reflecting on a relationship. Public Understanding of Science, 31(3), 305–313. https://doi.org/10.1177/09636625221075953

Dawson, E., Hughes, S., Lock, S. J., & Wahome, M. (2022). Exploring the politics of science communication research: looking at science communication from a social justice perspective. JCOM, 21(07), C05. https://doi.org/10.22323/2.21070305

Delicado, A., Rego, R., Conceição, C.P., Pereira, I., & Junqueira, L. (2014). What Roles for Scientific Associations in Contemporary Science? Minerva, 52, 439–465. https://doi.org/10.1007/s11024-014-9260-3

Escobar, J. M. (2017). El problema del déficit en los modelos democráticos de divulgación científica. Arbor, 193(785), e407. https://doi.org/10.3989/arbor.2017.785n3012

Escobar, J. M. (2018). La apropiación social de la ciencia y la tecnología como eslogan: un análisis del caso colombiano. Revista iberoamericana de ciencia tecnología y sociedad, 13(38), 29–57. https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/65

Giraldo, C. G. (2015). Ciencia, tecnología y escritura. El encuadre científico de la expresión escrita. Praxis & Saber, 6(11), 67–86. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/3575

Falla, S., Hermelin, D., & Aguirre, C. (2016). Conectar comunidades para construir sentidos sociales en torno al conocimiento. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 8(15), 57–68. https://doi.org/10.22430/21457778.400

Formenton, D., Muinge, F. A., Savenhago, I. J. S., & Retamiro, W. (2021). Participação social em ciência e tecnologia: uma breve reflexão sob a perspectiva CTS. Revista Tecnologia e Sociedade, 17(47), 234–249. https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10619

Galvão, T. F., Pansani, T. de S. A., & Harrad, D. (2015). Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia E Serviços De Saúde, 24(2), 335–342. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

García-Guerrero, M., & Lewenstein, B. V. (2020). Science recreation workshops groups in Mexico: a study on an emergent community. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement, 10(2), 133–148. https://doi.org/10.1080/21548455.2020.1719293

García-Guerrero, M., & Lewenstein, B. V. (2022). Characterizing science recreation workshops: the ‘guerrilla’ of science communication. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement, 13(1), 84–97 https://doi.org/10.1080/21548455.2022.2123260

Hermelin, D. (2017). Una mirada crítica al estudio de las relaciones entre desastres, medios, saberes, poder y sociedad. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 9(17), 33–47. https://doi.org/10.22430/21457778.615

Ishihara-Shineha, S. (2021) Policy Inconsistency between Science and Technology Promotion and Graduate Education Regarding Developing Researchers with Science Communication Skills in Japan, East Asian. Science, Technology and Society: An International Journal, 15(1), 46–67. https://doi.org/10.1080/18752160.2020.1857051

Jensen, E. A., & Gerber, A. (2020). Evidence-Based Science Communication. Frontiers in Communication, 4, 1–5. https://doi.org/10.3389/fcomm.2019.00078

Jia, H. (2022). More engagement but less participation: China’s alternative approach to public communication of science and technology. Public Understanding of Science, 31(3), 331–339. https://doi.org/10.1177/09636625221090729

Kahlor, L. A., Dudo, A., Liang M-C., & AbiGhannam, N. (2015). What are you saying? Challenges and opportunities for increasing visibility and understanding of indoor microbiological research. Indoor and Built Environment, 24(5), 682–688. https://doi.org/10.1177/1420326X14531000

Lock, S. J. (2016). Cultures of Incomprehension?: The Legacy of the Two Cultures Debate at the End of the Twentieth Century, Interdisciplinary Science Reviews, 41(2–3), 148–166. https://doi.org/10.1080/03080188.2016.1223581

Lewenstein, B. V. (2022). What is “science communication”?. JCOM, 21(07), C02. https://doi.org/10.22323/2.21070302

Lima, G. da S., & Rocha, J. N. (2021). Discursive Interactions Between Museum Educators and Students: A Case Study in a Science Museum Based on the Contributions of Bakhtin and the Circle. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21(u), e29391, 1–32. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u6596

Loroño-Leturiondo, M., & Davies, S. R. (2018). Responsibility and science communication: scientists’ experiences of and perspectives on public communication activities. Journal of Responsible Innovation, 5(2), 170–185. https://doi.org/10.1080/23299460.2018.1434739

Massarani, L. (2014). Science communication in Latin America: what is going on? [Discussion]. Science Museum Group Journal, Autumn 2014(2). http://dx.doi.org/10.15180/140205

Massarani, L. (2022). 30 years of PUS: Reflections from Latin America on the academic field of science communication. Public Understanding of Science, 31(3), 323–330. https://doi.org/10.1177/09636625221076203

Massarani, L., & Moreira, I. D. C. (2016). Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 88(3), 1577–1595. https://doi.org/10.1590/0001-3765201620150338

Massarani, L., & Peters, H. P. (2016). Scientists in the public sphere: Interactions of scientists and journalists in Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 88(2). https://doi.org/10.1590/0001-3765201620150558

Massarani, L., Leal, T., & Waltz, I.. (2020). O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cadernos de Saúde Pública, 36(sup 2), e00148319. https://doi.org/10.1590/0102-311X00148319

Massarani, L., Aguiar, B. I., Araujo, J. M. de, Scalfi, G., Kauano, R., & Bizerra, A. (2022). Is there room for science at aquariums? An analysis of family conversations and interactions during visits to AquaRio, Rio de Janeiro, Brazil. Science Education, 106(6), 1605–1630. https://doi.org/10.1002/sce.21764

Massarani, L., Norberto, R. J, Scalfi, G., Silveira, Y., Cruz, W., & Guedes, L. L. dos S. (2021). Families Visit the Museum: A Study on Family Interactions and Conversations at the Museum of the Universe–Rio de Janeiro (Brazil). Frontiers in Education, 6, 1–12. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.669467

Massarani, L., & Neves L. F. F. (2021). Communicating the “Race” for the COVID-19 Vaccine: An Exploratory Study in Newspapers in the United States, the United Kingdom, and Brazil. Frontiers in Communication, 6, 1–12. https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.643895

Melo, T. B. de, Chrispino, A., Silva, M. A., & Albuquerque, M. (2016). Cultura científica no campo CTS ibero-americano. Indagatio Didactica, 8(1), 1823–1837. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.14269

Merejo, A. (2013). Tecnociencia en el siglo XXI desde una perspectiva filosófica. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 5(8), 11–17. https://doi.org/10.22430/21457778.162

Metcalfe, J., Gascoigne, T., Medvecky, F., & Nepote, A. C. (2022). ‘Participatory science communication for transformation’. JCOM, 21(02), 1–11. https://doi.org/10.22323/2.21020501

Meyer G. (2016). In science communication, why does the idea of a public deficit always return?. Public understanding of science, 25(4), 433–446. https://doi.org/10.1177/0963662516629747

Neves, L. F. F., & Massarani, L. (2022). Politics, economy and society in the coverage of COVID-19 by elite newspapers in US, UK, China and Brazil: a text mining approach. JCOM, 21(07), A04. https://doi.org/10.22323/2.21070204

Nowotny, H. (2014). Engaging with the political imaginaries of science: Near misses and future targets. Public Understanding of Science, 23(1), 16–20. https://doi.org/10.1177/0963662513476220

Krebs, S. (2022): Drone-Cinema, Data Practices, and the Narrative of IHL. Zeitschrift fur Auslandisches Offentliches Recht und Volkerrecht, 82, 39–62. https://doi.org/10.17104/0044-2348-2022-2-309

Nielsen, K. H., Balling, G., Hope, T., & Nakamura, M. (2015). Sipping Science: The Interpretative Flexibility of Science Cafés in Denmark and Japan. East Asian. Science, Technology and Society: An International Journal, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.1215/18752160-2832109

Noga, P. M. B., Orth R. A., & Jacinski, E. (2021). Connecting environmental education, science–technology–society and ecological theory: possible pathways to reduce socioenvironmental problems. Brazilian Journal of Environmental Sciences, 56(3), 491–500. https://doi.org/10.5327/Z21769478996

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., ... Moher, D.(2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372(71), 1–9. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Palma, H. A. (2013). Algunos tópicos críticos acerca del periodismo científico en grandes medios gráficos: El rey sigue desnudo. Revista Iberoamericana de Ciencia Tecnología y Sociedad, 8(23), 13–30. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-00132013000200002&lng=es&tlng=es

Pelissari, L. B. (2023). A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto da educação tecnológica e politécnica: primeiras aproximações teóricas. Revista Brasileira de Educação, 28, e280071, 1–28. https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280071

Possik, P. A., Shumiski, L. C., Corrêa, E. M., Maia, R. de A., Medaglia, A., Mourão, L. P. de S., Pereira, J. M. C., Persuhn, D. C., Rufier, M., Santos, M., Sobreira, M., & Elblink, M. T.. (2013). Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde-manguinhos, 20(sup 1), 1353–1362. https://doi.org/10.1590/S0104-59702013000400014

Rocamora V., Jara R., & Broitman R. C. (2019). Cómo los expertos entienden al público en las controversias sobre vacunación en Chile. Arbor, 195(794), a530. https://doi.org/10.3989/arbor.2019.794n4004

Rodrigues, D. A. M., Leite, R. C. M., & Gallão, M. I. (2016). Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(246), 323–338. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/382313934

Santos, F. A., & Bazzo, A. W. (2019). Feiras de Matemática: espaço de pesquisa, socialização e divulgação de saberes. REMATEC, 14(30). http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/185

Sanz, M. N., & Tarhuni, N. D. H. (2019). Attitudes and perceptions of Conacyt researchers towards public communication of science and technology. Public Understanding of Science, 28(1), 85–100. https://doi.org/10.1177/0963662518781466

Scalfi, G., Massarani, L., Bizerra, A., & Araújo, J. M. de (2022). Analysing family conversations and interactions during visits to Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) from children’s perspective. Leisure Studies, 41(5), 637–653. https://doi.org/10.1080/02614367.2022.2043418

Silva, R. R. M., & Ovigli, D. F. B. (2021). As representações da ciência em matérias de uma revista de divulgação científica: a cosmologia superinteressante. Investigacões em Ensino de Ciências, 26(1), 343–374. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p343

Sousa, A. C. de, Muxfeldt, A. K., Justina, L. A. D., & Meglhioratti, F. A. (2014). A presença do tema Eugenia em uma revista de Divulgação Científica no período de 1990 a 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(1), 31–53. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4281

Sotério, C., & Queiroz, S. L. (2023). Chemistry Students as Science Journalists: Creating a Virtual Magazine about COVID-19. Journal of Chemical Education, 100(1), 380–388. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00277

Spada, R. (2022). Science and Technology Museums Meet STS Going beyond the Galleries and into the Practices. Tecnoscienza: Italian Journal of Science & Technology Studies, 13(1), 129–145. https://hdl.handle.net/11311/1218626

Suldovsky, B. (2016). In science communication, why does the idea of the public deficit always return? Exploring key influences. Public understanding of science (Bristol, England), 25(4), 415–426. https://doi.org/10.1177/0963662516629750

Tinker, P. S. (2013). Communicating Popular Science: From Deficit to Democracy.Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1057/9781137017581

Vázquez Guerrero, M. (2019). Las radios universitarias de México y sus estrategias para comunicar la ciencia en Internet. Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social “Disertaciones”, 12(2), 50–64. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.6550

Downloads

Publicado

2024-03-29

Como Citar

Setlik, J., & Pelissari, L. B. (2024). Popularização da Ciência na Perspectiva CTS: Uma Revisão de Literatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e45554, 1–25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u271295

Edição

Seção

Artigos