Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294

Palabras clave:

naturaleza de la ciencia; resolución de problemas; conocimiento NdC; epistemológico Enlaces; historia conceptual de la ciencia

Resumen

Frente à problemática sobre a visão consensual de aspectos, características e princípios que devem informar a educação científica, este artigo apresenta uma nova perspectiva denominada vínculos epistemológicos entre saberes da NdC e o conteúdo da história conceitual da ciência, mediados pela contextualização histórico-filosófica de perguntas da ciência responsáveis pelo seu desenvolvimento cognitivo. Este trabalho está fundamentado na epistemologia da solução de problemas de Laudan e em uma extensa investigação acadêmico-científica. Metodologicamente, essa perspectiva é forjada por uma ampla contextualização de perguntas da ciência que fomentaram o progresso da astronomia, cosmologia e física, da Grécia antiga ao nascimento da ciência moderna nos séculos XVI e XVII. Por essa razão, são apresentados apenas oito de vinte e um saberes da NdC, ficando os demais para mais dois trabalhos complementares. Somando-se às diferentes propostas existentes, a ideia de vínculos epistemológicos pode contribuir para: (i) superar o ensino de simples afirmações declarativas de saberes da NdC em sala de aula; (ii) proporcionar uma substantiva validade epistemológica aos saberes da NdC, mediante contextualização histórico-filosófica de perguntas da ciência; (iii) evitar as distorções desses saberes, por evidenciar sua natureza contextual; e (iv) demonstrar potenciais que a visão de ciência de Laudan tem fornecido para enfrentar problemáticas inerentes ao ensino de e sobre as ciências.

Biografía del autor/a

  • Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciado (1973) y Máster (1980) en Física por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Doctor (1998) en Enseñanza de Ciencias Naturales y Matemáticas por la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC). Profesor Titular (retirado) del Departamento de Física de la UFSC. Coordinador de Apeiron — Grupo de Enseñanza de Historia, Filosofía y Ciencias. Hasta 2015, y desde su fundación, fue uno de los editores del Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

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Publicado

2022-11-25

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Artigos

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Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e37848, 1-30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294