Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada
Palavras-chave:
análise crítica do discurso, educação ambiental, formação.Resumo
O presente trabalho se localiza nos estudos da educação ambiental (EA) e do discurso. Teve como objetivo caracterizar a intertextualidade presente nos discursos de EA produzidos por professores em formação continuada durante um Curso de Formação de Educadores Ambientais (CFEA). O referencial teórico e metodológico utilizado foi a análise crítica do discurso. O corpus consistiu de textos transcritos de uma atividade em grupo durante o curso e entrevistas com três participantes após o curso. Os textos foram analisados qualitativamente por meio da análise da intertextualidade. Os resultados permitiram entender que os discursos de EA das participantes são construídos a partir de diferentes abordagens de EA. Tais abordagens se interpelam e constituem um discurso plural. Assim, os discursos mostraram a uma articulação complexa entre os diferentes discursos que circularam no CFEA e ainda com outros textos de EA com os quais as participantes provavelmente tiveram contato ao longo de sua trajetória.Downloads
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Publicado
2013-01-05
Como Citar
Santos, L. M. F. dos, Bozelli, R. L., Espinet, M., & Martins, I. (2013). Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 93–110. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4232
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