Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada

Autores

  • Laísa Maria Freire dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Reinaldo L. Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariona Espinet Docente da Universitat Autônoma de Barcelona (UAB) Departament de Didàctica de la Matemàtica i de les Ciències Experimentals - UAB. Bellaterra, Barcelona.
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

análise crítica do discurso, educação ambiental, formação.

Resumo

O presente trabalho se localiza nos estudos da educação ambiental (EA) e do discurso. Teve como objetivo caracterizar a intertextualidade presente nos discursos de EA produzidos por professores em formação continuada durante um Curso de Formação de Educadores Ambientais (CFEA). O referencial teórico e metodológico utilizado foi a análise crítica do discurso. O corpus consistiu de textos transcritos de uma atividade em grupo durante o curso e entrevistas com três participantes após o curso. Os textos foram analisados qualitativamente por meio da análise da intertextualidade. Os resultados permitiram entender que os discursos de EA das participantes são construídos a partir de diferentes abordagens de EA. Tais abordagens se interpelam e constituem um discurso plural. Assim, os discursos mostraram a uma articulação complexa entre os diferentes discursos que circularam no CFEA e ainda com outros textos de EA com os quais as participantes provavelmente tiveram contato ao longo de sua trajetória. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. (2013). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 93-110. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4232