Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania em construções discursivas docentes

Autores

  • Angélica Cosenza Faculdade de Educação, Departamento de Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Laísa Maria Freire
  • Mariona Espinet epartamento de Didática de Matemática e Ciências Experimentais Universidade Autônoma de Barcelona -UAB- Catalunha-Espanha
  • Isabel Martins Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Justiça ambiental, ensino de ciências, análise crítica do discurso

Resumo

Atualmente, práticas de educação em ciências e educação ambiental vêm sendo chamadas a responder a uma formação com vistas à participação comunitária e à justiça social. Neste estudo, buscamos compreender como construções discursivas de professores(as) em formação continuada articulam determinados objetivos do ensino de ciências, sobretudo aqueles que dizem respeito às relações entre ciência e sociedade e cidadania à discursos sobre justiça ambiental e risco. As análises foram realizadas a partir da análise crítica do discurso e revelaram hibridização entre visões emancipadoras e outras que não envolvem dimensões de questionamento, participação e transformação social. Também problematizaram em que medida ambivalências presentes no discurso dos(as) professores(as) sinalizam a cooptação ideológica por discursos que não valorizam dimensões distributivas, participativas relacionadas à justiça ambiental. Finalmente, os resultados apontam para a necessidade de fortalecimento das relações escola-comunidade e da integração do trabalho curricular como possibilidade de alcançar objetivos comprometidos com práticas emancipatórias. 

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

Cosenza, A., Freire, L. M., Espinet, M., & Martins, I. (2014). Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania em construções discursivas docentes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 089–098. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4352

Edição

Seção

Artigos