Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático

Autores

  • Isabel Martins
  • Mariana Cassab
  • Marcelo Borges Rocha

Resumo

Neste artigo discutimos um movimento de recontextualização discursiva no qual um texto de divulgação científica foi adaptado e incluído num livro didático de Biologia para o Ensino Médio. Discutimos mudanças na linguagem, vocabulário, estruturas genéricas, formas de argumentação, uso de recursos visuais e suas implicações e suas implicações em termos da visão de natureza da ciência nos dois textos. Nossos resultados apontam para a complexidade do processo de recontextualização discursiva de textos científicos para uso didático e reforçam a necessidade de um papel ativo para o professor enquanto leitor crítico destes materiais e mediador na suas incorporações em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Martins, I., Cassab, M., & Rocha, M. B. (2011). Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4155

Edição

Seção

Artigos