Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u563593

Palavras-chave:

RBPEC, Editorial 20 anos, Editoração de Revista Científica, Pesquisa em Educação em Ciências

Resumo

Em 2001 aconteceu a publicação do primeiro volume da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências — RBPEC. No segundo número da Revista, um editorial escrito pelo Professor Marco Antônio Moreira anunciava a consolidação da área de Ensino de Ciências e Matemática junto à CAPES, marcando um momento de entusiasmo e de esperança para seus pesquisadores. No presente momento, vivemos tempos difíceis com a crescente diminuição de recursos destinados a atividades de pesquisa. Como essa, muitas mudanças aconteceram e seguem acontecendo em nossa sociedade desde esse momento. Com a RBPEC não foi diferente. Em 2001, eram publicados três números anuais em formato impresso, ao passo que hoje a publicação ocorre online e em regime de fluxo contínuo. Nos primeiros anos, a quantidade de artigos publicados em cada número e a cada volume era muito variada; em 2020, foram publicados quase 50 textos escritos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e também de diferentes países, sendo que, nos últimos cinco anos, 30% das publicações estão em língua inglesa ou espanhola. Com tudo isso, ganhamos visibilidade nacional e internacional, fomos indexados em bases relevantes e, principalmente, contamos com o apreço da comunidade de pesquisa em Educação em Ciências — representado, especialmente, pelos altos números de visualizações e downloads de textos e pelo número crescente de submissões ano a ano.
Agora, no seu 20º aniversário, é o momento de relembrar um pouco da história da RBPEC e de favorecer reflexões sobre aspectos importantes atualmente e no futuro. Nesse Editorial Comemorativo, pessoas que tiveram relação direta com a Revista trazem suas contribuições para tais objetivos.

Referências

Bakhtin, M. (1992). Estética da Criação Verbal. Martins Fontes.

Ball, S. J. (2015). What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36(3), 306–313.

Chouliaraki, L., & Fairclough, N. (1999). Discourse in Late Modernity: Rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press.

Cosenza, A., Freire, L., Espinet, M., & Martins, I. (2014). Relações entre justiça ambiental e cidadania em construções discursivas docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 89–98.

El-Hani, C. N., & Greca, I. (2013). ComPratica: A Virtual Community of Practice for Promoting Biology Teachers’ Professional Development in Brazil. Research in Science Education, 43, 1327–1359. https://doi.org/10.1007/s11165-012-9306-1.

El-Hani, C., Mortimer, E., Pietrocola, M., & Otero, M. R. (Eds.) (2020). Science Education Research in Latin America. Brill.

Gilbert, J. K., & Justi, R. (2016). Modelling-based Teaching in Science Education. Springer.

Krasilchik, M. (1980). Inovação no ensino de Ciências. In W. E. Garcia (org.) Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 164–180). Cortez Editora.

Lacerda, M. B. (2019). O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Ed. Zouk.

Martins, I. & Barros, S. S. (2015). The role of journals in building up communities: the case of Ciência em Tela. Cultural Studies of Science Education, 10, 1033–1050. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9637-5

Martins, I., Pinhão, F., & Vilanova, R. (2017). The interplay between structure and agency in the enactment of STEM policy. Cultural Studies of Science Education, 12, 863–871. https://doi.org/10.1007/s11422-017-9837-x

Martins, I., Quintanilla-Gattica, M., Amador-Rodriguez, R., Cabrera, G., Daza, S., Ospina-Quintero, N., & Pereira, J. (2020). Breves aproximaciones sobre la historia, las tendencias y las perspectivas del movimiento CTS en America Latina. Boletim da AIA-CTS, 12, 99-104.

Mortimer, E. F. (1996). Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), 20–39.

Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms. Open University Press.

Nardi, R. (2002). Origens e evolução da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma retrospectiva histórica. In J. M. F. Vale, L. Magnoni, E.A., Lucci, M.G.M., Magnoni (orgs.). Escola Pública e Sociedade (pp. 218–236). Saraiva.

Nardi, R. & Almeida, M. J. M. (2007). Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, 18(1), 213–226.

Nardi, R. (2014). Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do IMEA-UNILA, 2(2), 13–46.

Ogborn, J., Kress, G., Martins, I., & McGillicuddy, K. (1996). Explaining Science in the Classroom. Open University Press.

Pinhão, F., & Martins, I. (2016). Cidadania e Ensino de Ciências: questões para o debate. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 9–29.

Reis-Barrella, A. (1998). O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PADCT: Um exercício de Análise de Política. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Rezende, F. & Ostermann, F. (2020). Hegemonic and counter-hegemonic discourses in science education from the perspective of a post-critical curriculum theory. Cultural Studies of Science Education, 15(3), 679–694.

Rodrigues, L. Z., Pereira, B., & Mohr, A. (2020). O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 1–39.

Rodrigues, V. A. B., Linsingen I von & Cassiani, S. (2019). Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, 9(25), 71–91.

Rosa, K., & Mensah, F. M. (2016). Educational paythways of Black women physicists: Stories of experiencing and overcoming obstacles in life. Physical Review Physics Education Research, 12, 020113.

Rosa, K. (2019). Race, Gender and Sexual Minorities in Physics: Hashtag Activism in Brazil. In M. Pietrocola (ed), Upgrading Physics Education to Meet the Needs of Society. Cham, Switzerland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-96163-7_15

Santos, W. L. P. (2008). Scientific Literacy: A Freirean Perspective as a Radical View of Humanistic Science Education. Science Education, 93(2), 361–382. https://doi.org/10.1002/sce.20301

Sasseron, L. H. & Duschl, R. (2016). Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 52–67, http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52

Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25(1), 14–24.

Selles, S. E. (2015). Quando as políticas curriculares e a pesquisa educacional mandam: reflexões sobre a colonização do trabalho docente. Boletim GEPEM (Online), 67, 100–117.

Selles, S. E. (2020). Processos históricos na consolidação da área de Educação em Ciências: por onde caminham os desafios. In E. B., Falcão & R.Vilanova (Orgs.). Educação em Ciências e Saúde: história, consolidação e perspectivas (pp. 215–236). Philae.

Stahelin, N., Accioly, I., & Sanchez, C. (2015). The promise and peril of the state in neoliberal times: implications for the critical environmental education movement in Brazil. Environmental Education Research, 28, 1–14.

Valadares, J. M., & Tavares, M. L. (2014). A formação intercultural para os povos indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): desafios e possibilidades Interacçoes, 31, 54–70.

Vilanova, R., Miranda, E., & Martins, I. (no prelo). Neoliberalism and science education, south of the Equator: perspectives from Brazil. Cultural Studies of Science Education.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC. (2021). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35017, 1-31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u563593

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>