Níveis Significantes do Significado das Estações do Ano com o Uso de Diversidade Representacional na Formação Inicial de Professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173745Palavras-chave:
Aprendizagem científica, Níveis Significantes Peirceanos, Diversidade Representacional, Astronomia.Resumo
O objetivo deste estudo é verificar e compreender o nível significante atingido por alunos de licenciatura de ciências biológicas de uma universidade estadual através da utilização de uma Diversidade Representacional sobre as Estações do Ano. Utilizou-se um instrumento analítico baseado numa particular reformulação do conceito peirceano de interpretantes que permite ao professor qualificar o alcance da formação do significado construído pelos estudantes. Constata-se que os estudantes atingiram profundos níveis significantes de significados acerca do conteúdo estudado. Foi possível também identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e escolhas de materiais didáticos.
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