Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931Palavras-chave:
Enfoque CTS, Formação Inicial, Reflexão Docente.Resumo
O trabalho investiga o conteúdo de reflexões realizadas por futuros professores de Biologia em discussões pautadas pelos pressupostos teóricos do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio da gravação de 13 aulas de uma disciplina situada no contexto de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As discussões gravadas foram transcritas e depois analisadas segundo as orientações de Bardin (2011). Os resultados revelam que o conteúdo e a qualidade das reflexões realizadas pelos futuros professores, a partir do aporte teórico do Enfoque CTS na Educação em Ciências, não se restringiram ao contexto da sala de aula e da metodologia de ensino, mas ampliaram-se para as dimensões mais amplas sobre o papel do ensino de Biologia, considerando questões sociais, ambientais, étnicas, culturais, políticas, históricas e econômicas.
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