Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS

Autores

  • Tainam Amorim Santana Programa de PG Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula Solino Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Paulo Marcelo Marini Teixeira UESB

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação Alimentar, Movimento CTS

Resumo

Analisamos os resultados de uma pesquisa de intervenção que envolveu a aplicação de uma sequência didática desenvolvida junto a alunos da 3ª série do ensino médio no campo das temáticas ligadas ao processo digestivo humano e educação alimentar. O trabalho foi balizado pelos pressupostos do Movimento CTS. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo e a análise desenvolvida por meio das seguintes categorias: i) articulação da tríade CTS; ii) metodologia de ensino e recursos didáticos utilizados; iii) percepção dos alunos e dos pesquisadores sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho realizado, consideramos que a sequência didática proporcionou a construção de conhecimentos científicos e a participação dos estudantes em diversas discussões, além de gerar maior interesse pelas temáticas estudadas num ambiente de sala de aula que potencializou a interação entre os alunos. Inferimos que o curso realizado revelou-se uma interessante proposta de ensino, abrindo espaço, em sala de aula, para o aprofundamento do estudo de temas relacionados à biologia do sistema digestivo e às questões sociocientíficas correlatas e, de forma mais ampla, para a adoção de uma perspectiva de ensino preocupada com a formação para a cidadania.

Biografia do Autor

  • Tainam Amorim Santana, Programa de PG Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Mestranda do Programa de PG em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011-2013)Licenciada em Biologia (UFS)
  • Ana Paula Solino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Mestrado - Programa de PG em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013)Licenciada em Pedagogia (UESC)
  • Paulo Marcelo Marini Teixeira, UESB
    Doutor em Educação (Unicamp, 2008);Mestre em Educação para a Ciência (Unesp-Bauru, 2000)Licenciado em BiologiaCoordenador do Programa de PG Educação Científica e Formação de ProfessoresUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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Publicado

2015-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 105-122. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4304