Alfabetização Científica no Ensino de Biologia: Uma Leitura Fenomenológica de Concepções Docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182429

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Concepção Docente, Ensino de Biologia.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as Concepções de professores de Biologia sobre Alfabetização Científica (AC), buscando nos aproximar dos indícios de práticas de AC no espaço escolar. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa e os pressupostos do método fenomenológico, recorrendo à saturação teórica para o fechamento do grupo de sujeitos investigados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de Biologia de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. Os resultados apontam que a conceituação docente sobre a AC limita-se à dimensão formal, podendo ser identificados elementos da dimensão política apenas quando estes se referiram à importância da AC. As práticas relatadas pelos professores se direcionam ao aspecto metodológico da Ciência e são influenciadas pela melhoria no aprendizado dos alunos. Os fatores limitantes identificados levam em conta os professores, os discentes e a escola, envolvendo falta de compromisso, deficiências formativas e estruturais. Concluiu-se que, mesmo havendo a abordagem da dimensão política nas falas sobre a importância da AC, a falta de aprofundamento teórico na conceituação do tema pode estar restringindo as práticas docentes à dimensão formal, fator diretamente relacionado com a formação inicial. Diante desses resultados, é possível perceber que as concepções docentes sobre a AC, e seus relatos de práticas, demonstram algumas fragilidades e se encontram relativamente distantes daquilo que a AC pressupõe a respeito de uma formação devidamente crítica e emancipadora, condizente com a demanda contemporânea de atuação social dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Maria José Dias de Andrade, Universidade Federal da Paraíba
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE,da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação (PPGE - UFPB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFPB). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPB). Aluna do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).Tem atuado nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Alfabetização Científica, Formação de Professores, Modalidade Didáticas.
  • Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba
    Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-Doutorado em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da profa. Dra. Michèle Sato. Atualmente é professor associado IV do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental (Formal, Não Formal e Informal); Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, reprofissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga.

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alfabetização Científica no Ensino de Biologia: Uma Leitura Fenomenológica de Concepções Docentes. (2018). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 429-453. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182429