A Formação Inicial na Concepção Docente: Um Estudo Fenomenológico com Professores de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u345371Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores de Biologia, Concepções Docentes, Necessidades FormativasResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, a partir das concepções de professores de Biologia que se formaram no respectivo curso. A metodologia foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, com base no método fenomenológico-descritivo, no qual aplicamos entrevistas para a coleta e análise dos dados. A seleção e fechamento amostral foi desenvolvida de acordo com a amostragem por cotas, com a investigação dos relatos de dez professores a respeito do fenômeno da formação inicial. Como resultado identificamos 122 assertivas significativas relacionadas ao fenômeno investigado, sendo 63 vinculadas aos êxitos e 59 às críticas ao referido curso. Em relação aos êxitos identificamos a emergência de três temas que representaram as essências fenomenológicas gerais: 1) Os Projetos Extracurriculares são fundamentais para formação docente; 2) As aulas práticas do curso servem como modelo para as aulas no ensino médio; 3) O curso forma bem no que se refere aos saberes disciplinares da Biologia. Em relação às críticas identificamos três temas: 1) As aulas da Licenciatura são voltadas para a formação de um Bacharel; 2) Nos componentes pedagógicos aprende-se educação geral e pouco Ensino de Biologia; 3) Algumas teorias didático-pedagógicas da formação são pouco viáveis na escola. A emergência dessas temáticas demonstra aspectos centrais para que a formação inicial consiga realizar reestruturações curriculares condizentes com as reais demandas formativas dos professores de Biologia.
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