Percepção discente, escola e cidadania: diálogos entre meio ambiente e educação ambiental em uma escola pública da capital paraibana

Autores

  • Dayane dos Santos Silva Instituto de Biociências, Campus de Rio Claro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Francisco José Pegado Abílio Departamento de Metodologia da Educação Centro de Educação Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Ecossistema manguezal, percepção ambiental, ensino de ciências

Resumo

Diante da importância das temáticas ambientais para a formação do sujeito reflexivo, neste artigo analisamos sentidos atribuídos ao ecossistema manguezal a partir das aulas de ciências. O estudo foi desenvolvido no período entre agosto/2011 a julho/2012 com educandos de uma escola pública em João Pessoa, Paraíba. Teórica e metodológica a pesquisa foi orientada pela etnografia e na observação participante. Durante o estudo observamos que nas representações do ambiente manifestadas pelos educandos destacam aspectos do desequilíbrio ambiental, como a poluição, assim como sentidos e significados atribuídos ao ecossistema pelos moradores do bairro. Tais significados são estabelecidos cotidianamente e contribuem para construção do conhecimento escolar na interseção entre os saberes científicos e populares no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Silva, D. dos S., & Abílio, F. J. P. (2014). Percepção discente, escola e cidadania: diálogos entre meio ambiente e educação ambiental em uma escola pública da capital paraibana. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 215–223. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4362

Edição

Seção

Artigos