Educação CTS e Educação STEM: Uma Análise Comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u103131

Palavras-chave:

abordagens STEM, CTS, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Há algum tempo são disseminadas pelo mundo as chamadas abordagens STEM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), chegando também ao Brasil, sendo difundidas nos eventos, publicações em revistas e em sites educacionais, artigos, dissertações e teses. O objetivo deste trabalho foi analisar as abordagens STEM à luz das premissas estabelecidas pelo Movimento CTS e pela Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa foi baseada nas abordagens qualitativas e a coleta de dados foi realizada por meio do levantamento de artigos, dissertações, teses, livros e capítulos de livros. Para análise dos dados adotamos o ciclo analítico proposto por Robert Yin. Nos resultados apresentamos características demarcadoras de STEM e identificamos aproximações e distanciamentos em relação à Educação CTS. Argumentamos que uma das principais diferenças entre as referidas correntes está na perspectiva crítica assumida pela Educação CTS, pelo menos no contexto latino-americano, correspondendo a uma proposta curricular vislumbrando o exercício pleno da cidadania, principalmente no que diz respeito à participação social e aos interesses ligados à transformações da sociedade, contrastada com a perspectiva pragmática, economicista e mercadológica típica dos projetos STEM, sinalizando para uma educação que direciona os estudantes prioritariamente para suas escolhas profissionais, no sentido de atendimento às demandas específicas estabelecidas pela economia e pelo mercado de trabalho.

Biografia do Autor

  • Paulo Marcelo Marini Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-BAURU). Licenciado em Biologia e Matemática. É Professor Pleno, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui interesse em pesquisas sobre o Movimento CTS e Pesquisas sobre o Estado da Arte na área de Educação em Ciências.

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Publicado

2025-03-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação CTS e Educação STEM: Uma Análise Comparativa. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e54379, 1-29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u103131