Pesticides in Brazil: a Relational View Based on Freire-STS Articulation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

Keywords:

Science Education, Pesticides, STS movement, Paulo Freire’s Thematic Approach

Abstract

In Science Education research, pesticides are considered promising for a discussion on the social aspects of science and technology. Considered to be a controversial subject embedded in a sociocultural network, discussing it involves not only conceptual, political, economical and social aspects, but alsopublic and environmental health issues that need to be considered when addressing it in the classroom. Thus, this work discusses some of the dimensions present in the use of pesticides in the Brazilian context, providing theoretical subsidies for the discussion of the theme in the classroom. On the basis of the articulation between the Science, Technology and Society (STS) movement and the Freirean educational perspective, we discuss some of the aspects around the subject through the definition of a web of relationships based on the Thematic Network proposal, explaining dimensions related to the economy, to the environment and public health, as well as to public policies and social participation.

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Author Biographies

Polliane Santos de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2014) e Mestrado em Educação em Ciências pela mesma universidade (2015). Atualmente é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e cursa o Doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC) da UESC desde 2012 e tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase na incorporação de aspectos da perspectiva freireana de educação no currículo escolar e na abordagem de temas em sala de aula. Atua principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática Freireana, Práxis Curricular via Tema Gerador, Formação de Professores, Articulações Freire-CTS.

Ana Paula Gorri, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Na mesma instituição, atuou como professora substituta nos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação do Campo. Fez parte da equipe de produção e desenvolvimento de materiais didáticos do Programa Nacional de Educação Digital - ProInfo Integrado, do Ministério da Educação (MEC). Enquanto professora temporária de química do Estado de SC, desenvolveu o projeto "Games Pedagógicos no aprendizado de química". Apresenta pesquisas e interesses nas seguintes áreas: Educação étnico-racial na formação de professores de química, semiótica e ensino de química orgânica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem, interfaces de saberes indígenas e conhecimentos científicos, CTS Latino-americano, Educação CTS em museus, produção de materiais didáticos para mídias digitais, formação de docentes do ensino superior para as novas tecnologias de ensino, História e Filosofia no ensino de ciências.

Published

2019-09-18

How to Cite

Sousa, P. S. de, & Gorri, A. P. (2019). Pesticides in Brazil: a Relational View Based on Freire-STS Articulation. Brazilian Journal of Research in Science Education, 19, 399–422. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

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