Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

Palabras clave:

Educação em Ciências, Agrotóxicos, Movimento CTS, Abordagem Temática Freireana

Resumen

Na pesquisa em Educação em Ciências o tema Agrotóxicos é considerado promissor para a discussão de aspectos sociais da Ciência e da Tecnologia. Por seu caráter controverso e imbricado em uma malha sociocultural, a sua discussão envolve aspectos de ordem conceitual, política, econômica, social, de saúde pública e ambiental que necessitam ser considerados ao abordá-lo em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho discute algumas das dimensões presentes no uso de agrotóxicos no contexto brasileiro, visando fornecer subsídios teóricos para a discussão do tema numa perspectiva mais ampla em sala de aula. Especificamente, pautado na articulação dos pressupostos do movimento CTS e da perspectiva educacional freireana, são discutidos alguns dos aspectos envolvidos neste tema mediante a construção de uma rede de relações, baseada na proposta da Rede Temática, tendo como referência dimensões relacionadas com a economia; meio ambiente e saúde pública; e políticas públicas e participação social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Polliane Santos de Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2014) e Mestrado em Educação em Ciências pela mesma universidade (2015). Atualmente é professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e cursa o Doutorado em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC) da UESC desde 2012 e tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase na incorporação de aspectos da perspectiva freireana de educação no currículo escolar e na abordagem de temas em sala de aula. Atua principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática Freireana, Práxis Curricular via Tema Gerador, Formação de Professores, Articulações Freire-CTS.

Ana Paula Gorri, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Na mesma instituição, atuou como professora substituta nos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Educação do Campo. Fez parte da equipe de produção e desenvolvimento de materiais didáticos do Programa Nacional de Educação Digital - ProInfo Integrado, do Ministério da Educação (MEC). Enquanto professora temporária de química do Estado de SC, desenvolveu o projeto "Games Pedagógicos no aprendizado de química". Apresenta pesquisas e interesses nas seguintes áreas: Educação étnico-racial na formação de professores de química, semiótica e ensino de química orgânica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem, interfaces de saberes indígenas e conhecimentos científicos, CTS Latino-americano, Educação CTS em museus, produção de materiais didáticos para mídias digitais, formação de docentes do ensino superior para as novas tecnologias de ensino, História e Filosofia no ensino de ciências.

Publicado

2019-09-18

Cómo citar

Sousa, P. S. de, & Gorri, A. P. (2019). Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 399–422. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422

Número

Sección

Artigos