Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Processos Metacognitivos, Revisão em Periódicos

Resumo

Neste trabalho é analisado um conjunto de artigos estrangeiros que associam a metacognição com as atividades experimentais em Ciências, verificando quais as características presentes nessas pesquisas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo junto à base ERIC identificando 19 publicações em língua inglesa. Os resultados evidenciam que as pesquisas em metacognição e atividades experimentais continuam em crescimento e que estão sendo realizadas, com maior frequência, nos Estados Unidos apesar de o continente asiático ter a maior quantidade de países envolvidos em pesquisa nessa área. Além disso, o estudo aponta o componente curricular Química e o ensino de Graduação, como os mais presentes. A organização didático-metodológica verificada na maioria dos artigos foi a atividade experimental investigativa em laboratórios reais, realizada em grupo e sob a orientação de um professor. Em relação ao modo como a metacognição encontra-se associada às atividades experimentais, o estudo revelou que para a maioria das pesquisas a metacognição ocupou lugar de centralidade, todavia, em alguns casos a prática foi modificada para incluí-la e, em outros, ela foi analisada sem a necessidade de alteração. O conceito de metacognição predominante na análise dos resultados dessas investigações foi o relacionado às ações regulatórias do pensamento (autorregulação), utilizadas para planejar, monitorar e avaliar este pensamento e a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina

    Pós-Doutorado pela Universidad de Burgos - Espanha

    Docente permananete do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de PAsso Fundo

    Docente Permanente do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação na Universidade de PAsso Fundo

    Professora titular do Curso de Física na Universidade de PAsso Fundo

  • Ana Cláudia Tasso dos Santos, Universidade de Passo Fundo

    Graduada em Física e Mestre em Educação pela Univerisdade de Passo Fundo

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Publicado

2021-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros. (2021). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458