O cotidiano de educandos trabalhado na prática educativa de professores de biologia

Autores

  • Marcos Lopes Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Área de Metodologia de Ensino - Universidade Federal de São Carlos, Brasil
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Resumo

Esta pesquisa centra-se na investigação do pensamento e prática de professores de Biologia do Ensino Médio sobre o conceito e a abordagem do cotidiano na prática pedagógica. Objetivou-se entender de que maneira o professor de Biologia aborda a vida cotidiana em sala de aula; identificar a concepção de cotidiano dos professores de Biologia; analisar as estratégias me todológicas utilizadas pelos professores para trabalhar com o cotidiano do aluno em sala de aula e identificar as principais temáticas priorizadas pelos educadores ao abordar a vida cotidiana de educandos. Para isso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 8 professores de 4 escolas de uma cidade do interior do estado de São Paulo-Brasil e observamos aulas de 4 desses professores durante um semestre letivo. Como síntese, pode-se verificar que apesar de preconizada a abordagem do cotidiano nos documentos oficiais esse ainda é trabalhado pelo professor nas escolas de maneira bastante limitada. Uma das causas mais determinantes decorre da idéia equivocada do professor de que, ao discutir situações cotidianas, estão deixando de lado o desenvolvimento do conhecimento científico em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-13

Como Citar

Souza, M. L., & Freitas, D. de. (2011). O cotidiano de educandos trabalhado na prática educativa de professores de biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4078

Edição

Seção

Artigos