O conhecimento de física em um curso de formação contínua

Authors

  • Anne L. Scarinci Universidade de São Paulo

Keywords:

Conhecimento de física, programa de desenvolvimento profissional, formação contínua

Abstract

Programas de formação contínua que têm como meta modificar as práticas docentes, no caso de professores de física, não conseguem se abster de um aprofundamento conceitual em física, pois a deficiência de conhecimento, não rara aos professores da área, restringe a autonomia do professor e sua abertura para o diálogo com o aluno. Este trabalho traz resultados de uma investigação sobre o processo pelo qual esse conteúdo é suprido em um curso de formação contínua de linha construtivista, sem perder uma perspectiva profissional que vai além do conteúdo de física. Foram analisados sete episódios do programa em que discussões de conteúdo físico estiveram presentes, ao mesmo tempo em que eram focalizadas as interações entre os participantes e a condução do processo pelo formador. A análise dos episódios nos indicou de que forma o trabalho com o conteúdo de física procurou guardar coerência com a proposta pedagógica veiculada e como esse conteúdo foi suprido dentro de uma perspectiva profissional do professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-08-16

How to Cite

Scarinci, A. L. (2011). O conhecimento de física em um curso de formação contínua. Brazilian Journal of Research in Science Education, 10(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4087