Utilizando a elaboração de folders para a construção da cidadania com estudantes do Ensino Médio
Keywords:
Educação Ambiental, elaboração de folders, Ensino de QuímicaAbstract
A inserção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino é uma recomendação da Lei Federal 9.795/99, bem como, o tema meio ambiente é um dos temas transversais sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem perpassar todas as disciplinas do currículo escolar. Desta forma, este trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica: elaboração de folders informativos relacionados à EA por estudantes de uma turma do nível médio nas aulas de Química e faz uma análise das contribuições desta prática para a formação cidadã destes estudantes. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e foi desenvolvida com trinta estudantes do segundo ano do nível médio de uma escola da rede estadual, localizada em um município do estado do Rio Grande do Sul. A EA foi inserida nas aulas de Química e relacionada com as demais áreas através de várias atividades realizadas com os estudantes, entre estas, a confecção de folders. O assunto mais abordado nos folders foi às atitudes sustentáveis para conscientizar a população. Foram criadas categorias para analisar a elaboração do material desenvolvido e os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Detectamos que este tipo de atividade permitiu ao aluno transformar-se em um agente do seu conhecimento, à medida que ele mesmo buscou por iniciativa própria informações para a detecção e resolução do problema em questão. Além disso, a elaboração dos folders permitiu a inserção de uma educação democrática e cidadã na formação destes sujeitos, uma vez que, os estudantes participaram dos assuntos da comunidade e buscaram exercer nela o papel que lhes correspondem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.