Utilizando a elaboração de folders para a construção da cidadania com estudantes do Ensino Médio

Autores/as

  • Ediane Machado Wollmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Educação Ambiental, elaboração de folders, Ensino de Química

Resumen

A inserção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino é uma recomendação da Lei Federal 9.795/99, bem como, o tema meio ambiente é um dos temas transversais sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem perpassar todas as disciplinas do currículo escolar. Desta forma, este trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica: elaboração de folders informativos relacionados à EA por estudantes de uma turma do nível médio nas aulas de Química e faz uma análise das contribuições desta prática para a formação cidadã destes estudantes. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e foi desenvolvida com trinta estudantes do segundo ano do nível médio de uma escola da rede estadual, localizada em um município do estado do Rio Grande do Sul. A EA foi inserida nas aulas de Química e relacionada com as demais áreas através de várias atividades realizadas com os estudantes, entre estas, a confecção de folders. O assunto mais abordado nos folders foi às atitudes sustentáveis para conscientizar a população. Foram criadas categorias para analisar a elaboração do material desenvolvido e os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva.  Detectamos que este tipo de atividade permitiu ao aluno transformar-se em um agente do seu conhecimento, à medida que ele mesmo buscou por iniciativa própria informações para a detecção e resolução do problema em questão. Além disso, a elaboração dos folders permitiu a inserção de uma educação democrática e cidadã na formação destes sujeitos, uma vez que, os estudantes participaram dos assuntos da comunidade e buscaram exercer nela o papel que lhes correspondem. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-11-17

Cómo citar

Wollmann, E. M., & Braibante, M. E. F. (2014). Utilizando a elaboração de folders para a construção da cidadania com estudantes do Ensino Médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(2), 265–278. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4367

Número

Sección

Artigos