A Abordagem Temática Caracterizada por Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u315343

Palavras-chave:

Abordagem Temática, Freire, Currículo

Resumo

Entendida como uma perspectiva curricular que tem por base o trabalho a partir de temas, a Abordagem Temática vem sendo sinalizada pela literatura da área como possibilidade para a problematização de alguns desafios relacionados ao processo educacional. O presente artigo é recorte de uma pesquisa mais ampla e objetiva discutir características das ações de um coletivo de pesquisadores que têm construído e disseminado conhecimento sobre essa perspectiva. O coletivo de pesquisadores foi delimitado por meio de um processo de revisão bibliográfica, realizado à luz da epistemologia de Fleck, nos principais períodicos da área de ensino de ciências. Dessa forma, após a realização de entrevistas com cinco professores/pesquisadores da área de ensino de ciências, os quais têm como similaridade a formação inicial em Física, perceberam-se características comuns em relação às suas ações via Abordagem Temática. Essas características foram organizadas e apresentadas a partir de três categorias, emergidas do processo da Análise Textual Discursiva. Após a apresentação e discussão de cada uma dessas categorias e de suas respectivas sub-categorias, sinaliza-se a importância que essas possuíram para a identificação dos modos de pensar e agir do coletivo de professores/pesquisadores, possibilitando a compreensão de como a Abordagem Temática vem sendo disseminada dentro da área.

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Biografia do Autor

Thiago Flores Magoga, Universidade Federal de Santa Maria/Estudante de Pós-Graduação

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Educação em Ciências pela mesma instituição (2017). Atualmente é estudante de pós-graduação/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, desde o ano de 2012.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena, desde maio de 2018, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado (www.ufsm.br/ppgecqv). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid). Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria(2014-2018). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Configurações Curriculares mediante o enfoque CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

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Publicado

2020-05-20 — Atualizado em 2020-10-26

Versões

Como Citar

Magoga, T. F., & Muenchen, C. (2020). A Abordagem Temática Caracterizada por Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 315–343. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u315343 (Original work published 20º de maio de 2020)

Edição

Seção

Artigos