“Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u859887Palavras-chave:
Tema gerador, Currículo, Historicidade, Paulo Freire, Revisão BibliográficaResumo
A obra Freireana tem sido reinventada e adaptada à diferentes realidades e muitos conhecimentos teóricos e práticos foram construídos, principalmente na área de Ensino de Ciências. Uma das dimensões desses conhecimentos abrange o campo curricular, em que a perspectiva dos Temas Geradores se materializa. O presente trabalho, portanto, tem por objetivo sinalizar alguns elementos e contextos importantes, os quais auxiliam na construção e disseminação do conhecimento curricular Freireano. Para tanto, utilizando do critério de busca “Tema Gerador” foi realizada uma revisão bibliográfica nos principais eventos da área, de modo que desta resultaram cento e dez produções. Análises cienciométricas possibilitam observar que as obras Pedagogia do Oprimido e Ensino de Ciências: fundamentos e métodos são elementos importantes para o contato e disseminação da perspectiva curricular Freireana. Ainda, por meio da Análise Textual Discursiva, foi possível constatar que a dialogicidade, a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade são elementos que mostram como o Tema Gerador tem sido estruturado. Ademais, foi possível observar nomes de instituições nas quais se produzem trabalhos com a temática Freireana, sendo as principais: a Universidade Estadual de Santa Cruz, Federal de Santa Maria e Federal de Santa Catarina. Por fim, argumenta-se sobre trabalhos que continuem a analisar como pensam e o que fazem os educadores Freireanos para que possa salvaguardar tais conhecimentos.
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