“Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u859887

Palavras-chave:

Tema gerador, Currículo, Historicidade, Paulo Freire, Revisão Bibliográfica

Resumo

A obra Freireana tem sido reinventada e adaptada à diferentes realidades e muitos conhecimentos teóricos e práticos foram construídos, principalmente na área de Ensino de Ciências. Uma das dimensões desses conhecimentos abrange o campo curricular, em que a perspectiva dos Temas Geradores se materializa. O presente trabalho, portanto, tem por objetivo sinalizar alguns elementos e contextos importantes, os quais auxiliam na construção e disseminação do conhecimento curricular Freireano. Para tanto, utilizando do critério de busca “Tema Gerador” foi realizada uma revisão bibliográfica nos principais eventos da área, de modo que desta resultaram cento e dez produções. Análises cienciométricas possibilitam observar que as obras Pedagogia do Oprimido e Ensino de Ciências: fundamentos e métodos são elementos importantes para o contato e disseminação da perspectiva curricular Freireana. Ainda, por meio da Análise Textual Discursiva, foi possível constatar que a dialogicidade, a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade são elementos que mostram como o Tema Gerador tem sido estruturado. Ademais, foi possível observar nomes de instituições nas quais se produzem trabalhos com a temática Freireana, sendo as principais: a Universidade Estadual de Santa Cruz, Federal de Santa Maria e Federal de Santa Catarina. Por fim, argumenta-se sobre trabalhos que continuem a analisar como pensam e o que fazem os educadores Freireanos para que possa salvaguardar tais conhecimentos.

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Biografia do Autor

Thiago Flores Magoga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e mestrado em Educação em Ciências pela mesma instituição (2017). Atualmente é estudante de pós-graduação/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, desde o ano de 2012.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutura em Educação Científica e Tecnológica, atuamente é docente vinculada ao departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria e atua nos Programas de Pós-Graduação Educação em Ciências, e Educação Matemática e Ensino de Física, da mesma instituição.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Magoga, T. F., & Muenchen, C. (2021). “Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33748, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u859887

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire