Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões
Palavras-chave:
Processo formativo, abordagem temática, três momentos pedagógicos, construção coletiva.Resumo
O presente trabalho abarca a estruturação e análise de um processo formativo de um grupo de professores de uma escola estadual da região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Este processo formativo procura dialogar sobre a abordagem temática de inspiração freireana e a abordagem temática com repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na prática destes profissionais. A dinâmica organizacional utilizada para este processo foi dos Três Momentos Pedagógicos. A metodologia característica desta pesquisa embasa-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza-se a análise textual discursiva como procedimento de análise dos dados coletados através da análise documental produzida pelos professores e de registros escritos sob a forma de diários do pesquisador. Dentre os resultados apresentados, estão as categorias “abordagem tradicional x abordagem temática” e “construção coletiva” como formas de corroborar com um novo estilo de pensamento curricular que é a abordagem temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.