Divulgação Científica: Para quê? Para quem? — Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14871513Palabras clave:
Divulgação Científica, Revisão Bibliográfica, História e Filosofia da Ciência, Natureza da CiênciaResumen
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema divulgação científica em periódicos brasileiros de ensino de ciências no último decênio. Buscou-se, nos trabalhos, apontamentos e reflexões dos autores acerca de: (i) para quê fazer ou se apropriar da divulgação científica; (ii) para quem se destina essa divulgação; (iii) aspectos da história e filosofia da ciência; (iv) reflexões acerca de Natureza da Ciência. Foram identificados, inicialmente, um total de 99 artigos. Após um exame preliminar, com o desenvolvimento de categorias específicas, 36 deles foram objeto de uma análise pormenorizada. Uma das implicações dessa pesquisa sinaliza a necessidade de mais trabalhos e reflexões sobre aspectos metafísicos relativos à divulgação científica (questões de para quê e para quem) no âmbito de sua utilização no ensino e, inclusive e principalmente, acerca de sua relação com aspectos de História, Filosofia e Natureza da Ciência.
Descargas
Citas
Albagli, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, 25(3), 396–404. http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639
Almeida, S. A. (2020). O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 13(1), 255–276. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9177
Almeida, M. J. P. M. (2015). Divulgação científica no ensino escolar: Possibilidades e limites. In M. Giordan, & M. B. da Cunha (Org.), Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Editora Unijuí.
Arthury, L. H. M. (2010). A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional — UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92475
Batistele, M. C., Diniz, N. P., & Oliveira, J. R. S. (2018). O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(3), 182–210. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n3.6002
Bueno, W. C. (2010). Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15(esp), 1–12. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nespp1
Busko, P. S. (2019). A incomensurabilidade na ciência e suas implicações na divulgação científica a partir da epistemologia de Thomas Kuhn. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 12(3), 241–257. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v12n3.8506
Caldas, J., & Crispino, L. C. B. (2017). Divulgação científica na Amazônia: O Laboratório de Demonstrações da UFPA. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(2), e2309. https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0229
Callegario, L. J., Hygino, C. B., Alves, V. L. O., Luna, F. J., & Linhares, M. P. A. (2015). História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química, 7(3), 977–991. http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20150053
Cardoso, D., Noronha, A., Watanabe, G., & Gurgel, I. (2015). Texto jornalístico sobre ciência: uma análise do discurso sobre a natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(3), 229–251. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p229
Carletti, C., & Massarani, L. (2011). O que pensam crianças brasileiras sobre a teoria da evolução? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 4(2), 205–223. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37688
Colombo Junior, P. D., & Silva, C. C. (2010). Percepção da gravidade em uma intrigante visita à casa maluca do CDCC/USP. A Física na Escola, 11(1), 15–19. http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol11-Num1/a051.pdf
Costiche, S. W. S., Kemper, D. C., Gomes, A. K. S., Frare, A. L., Cezaro, D. E. R., Firbina, J., Baumgarten, L. L., Mendes, M. L., Almeida, W. D., Martins, V. A., Silva, A. P. R. da., Parisoto, M. F., & Friedrich, F. C. (2019). Dramatização e experimentação como recursos didáticos para o ensino e divulgação das ciências naturais. A Física na Escola, 17(1), 61–67. http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a12.pdf
Damasio, F., & Peduzzi, L. O. Q. (2015). A coerência e complementaridade entre a epistemologia de Paul Feyerabend e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica no ensino de história da ciência. Investigações em Ensino de Ciência, 20(3), 61–83. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p61
Damasio, F., & Peduzzi, L. O. Q. (2018). Para que ensinar ciência no século XXI? — Reflexões a partir da Filosofia de Feyerabend e do ensino subversivo para uma Aprendizagem Significativa Crítica. Ensaio, 20, e2951. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200114
Dickson D., Keating B., & Massarani, L. (Eds.) (2004). Guia de divulgação científica. SciDev.Net.
Diniz, N. P., & Rezende Junior, M. (2019). Textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje online: potencial para discussão de aspectos da natureza da ciência. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12(2), 165–194. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p165
Forato, T. C. M., Pietrocola, M., & Martins, R. A. (2011). Historiografia e Natureza da Ciência em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 28(1), 27–59. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27
Fraga, F. B. F. F., & Rosa, R. T. D. (2015). Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação, 21(1), 199–218. https://doi.org/10.1590/1516-731320150010013
Freire, A., & Massarani, L. (2012). A cobertura de ciência para crianças: um estudo de caso em dois jornais brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(3), 101–126. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37738
Gil Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001) Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125–153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001
Góes, A. C. S., & Oliveira, B. V. X. (2014). Projeto Genoma Humano: um retrato da construção do conhecimento científico sob a ótica da revista Ciência Hoje. Ciência & Educação, 20(3), 561–577. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300004
Gomes, V. B., Silva, R. R., & Machado, P. F. L. (2016). Elaboração de textos de divulgação científica e sua avaliação por alunos de Licenciatura em Química. Química Nova na Escola, 38(4), 387–403. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160052
Gouvêa, G. (2015). A Divulgação Científica, da técnica e cidadania e a sala de aula. In M. Giordan, & M. B. da Cunha (Org.), Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Editora Unijuí.
Kemper, A., & Zimmermann, E. (2011). Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático-pedagógica: o caso da evolução biológica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(3), 25–50. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4086
Lobo, M., & Martins, I. (2013). Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(3), 3–26. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38006
Lorenzetti, C. S., Damasio, F., & Raicik, A. C. (2020a). O episódio histórico do centenário eclipse de Sobral e suas implicações para o ensino de física por meio da divulgação científica. Educar Mais, 4(2), 294–307. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.294-307.1800
Lorenzetti, C. S., Damasio, F., & Raicik, A. C. (2020b). O Ano Internacional da Tabela Periódica e um sucinto resgate de sua história: implicações para a Educação Científica por meio da Divulgação Científica. Experiências em Ensino de Ciências, 15(3), 188–203. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/778/731
Marandino, M., Silveira, R. V. M. da., Chelini, M. J., Fernandes, A. B., Rachid, V., Martins, L. C., Lourenço, M. F., Fernandes, J. A., & Florentino, H. A. (25–29 de novembro, 2003). A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz?. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).
Matthews, M. R. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), 164–214. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084
Miceli, B. S., & Rocha, M. B. (2019). Análise de textos de divulgação científica sobre genética inseridos em livros didáticos de biologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12(2), 121–138. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p121
Moreira, M. A. (2017). Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, 1(1), 1–13. https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7074
Moreira, M. A. (2004). Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, 3(1), 10–17.
Mori, R. C., & da Silva Curvelo, A. A. (2018). A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) e o Ensino por Investigação: Compromissos Teóricos e Esforços Práticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 795–818. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183795
Mota, G. P. dos R., Gontijo, G. B., & Oliveira, J. R. S. de. (2017). A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 953–983. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4631
Moura, B. A. (2014). O que é a Natureza da Ciência e qual a sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, 7(1), 32–46. https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932
Nascimento, T. G. (2008). Definições de divulgação científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Ciência em Tela, 1(2), 1–8. http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208nascimento.pdf
Oliveira, L. M., & Carvalho, D. F. (2015). O método da lembrança estimulada como uma ferramenta de investigação sobre a visita escolar no museu de biodiversidade do cerrado. Investigações em Ensino de Ciências, 20(3), 151–163. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p151
Passoni, L. C., Vega, M. R. G., Giacomini, R., Barreto, A. M. P., Soares, J. S. C., Crespo, L. C., & Ney, M. R. G. (2012). Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Química Nova na Escola, 34(4), 201–209. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/06-PIBID-66-12.pdf
Pauliv, V. E., Carvalho, L. C., Felippe, C., Bobato, R., & Sedor, F. A. (2013). Programa “ciência vai à escola” — museu de ciências naturais da UFPR: construindo uma visão de ciência na educação básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6(2), 228–238. http://dx.doi.org/10.3895/S1982-873X2013000200015
Peduzzi, L. O. Q. (2001). Sobre a utilização didática da História da Ciência. In M. Pietrocola(Org.), Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Editora da UFSC.
Peduzzi, L. O. Q., & Raicik, A. C. (2020). Sobre a Natureza da Ciência: asserções comentadas para uma articulação com a História da Ciência. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 19–55. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19
Pena, F. L. A., & Teixeira, E. S. (2013). Parâmetros para avaliar a produção literária em História e Filosofia da Ciência voltada para o ensino e divulgação das ideias da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3), 471–491. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p471
Pereira, B. O., & Valle, M. G. (2017). O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história natural. Ciência & Educação, 23(4), 835–849. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040004
Postman, N. (2002). O fim da educação — redefinido o valor da escola. Graphia.
Queiroz, S. L., & Ferreira, L. N. de A. (2013). Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘Ciência Hoje’ relacionados à química. Ciência & Educação, 19(4), 947–969. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000400011
Raicik, A. C., Peduzzi, L. O. Q., & Angotti, J. A. P. (2017). Uma análise da ilustração do experimentum crucis em materiais de Divulgação Científica. Física na Escola, 15(2), 24–30. http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol15-Num2/a05.pdf
Rendeiro, M. F. B., Araújo, C. P., & Gonçalves, C. B. (2017). Divulgação Científica para o Ensino de Ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 10(22), 141–156. http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/637
Reznik, G., Massarani, L., Ramalho, M., & Amorim, L. (2014). Ciência na Televisão Pública: uma análise do telejornal Repórter Brasil. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 7(1), 157–178. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38182
Rocha, M. B. (2012). O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5(2), 47–68. http://dx.doi.org/10.3895/S1982-873X2012000200005
Roxael, F. R., Diniz, N. P., & Oliveira, J. R. S. de (2015). O trabalho do cientista nos cartuns Sidney Harris: um estudo sob a perspectiva da sociologia da ciência. Química Nova na Escola, 37(esp. 1), 68–81. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150020
Santos, S. C. S., & Cunha, M. (2018). A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(32), 160–173. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5801
Schmiedecke, W. G., & Porto, P. A. (2015). A história da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(3), 627–643. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4332
Silva, H. C. (2006). O que é Divulgação Científica? Ciência & Ensino, 1(1), 53–59.
Sousa, A. C. de, Muxfeldt, A. K., Justina, L. A. D., & Meglhioratti, F. A. (2014). A presença do tema Eugenia em uma revista de Divulgação Científica no período de 1990 a 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(1), 31–53. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4281
Souza, P. H. R., & Rocha, M. B. (2018). O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos. Ciência & Educação, 24(4), 1043–1063. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040015
Urias, G., & Assis, A. (2012). Análise de biografias de Einstein em dois livros de divulgação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 29(2), 207–228. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p207
Vieira, C. L. (2006). Pequeno manual de divulgação científica: dicas para cientistas e divulgadores da Ciência. Instituto Ciência Hoje.
Vogt, C. (2012). The spiral of scientific culture and cultural well-being: Brazil and Ibero-America. Public Understanding of Science, 21(1), 4–16. https://doi.org/10.1177%2F0963662511420410
Vogt, C., Cerqueira, N., & Kanashiro, M. (2008). Divulgação e cultura científica. ComCiência, (100). http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000300001&lng=en&nrm=iso
Watanabe, G., Munhoz, M. G., & Kawamura, M. R. (2020). Contribuições da sociologia para o estudo da divulgação científica na interface campo científico e espaço escolar: um olhar a partir do conceito de fronteira. Revista Ensaio, 22, e105811. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210122
Watanabe, G., & Kawamura, M. R. (2017). A divulgação científica e os físicos de partículas: a construção social de sentidos e objetivos. Ciência e Educação, 23(2), 303–320. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170020002
Watanabe, G., & Kawamura, M. (2015). Um sentido social para a divulgação científica: perspectivas educacionais em visitas a laboratórios científicos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(1), 209–235. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p209
Xavier, J. L. A., & Gonçalves, C. B. (2014). A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 7(14), 182–189. http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/135/133
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cristina Spolti Lorenzetti, Anabel Cardoso Raicik, Felipe Damasio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.