Aprendizagem e Competição: A Olimpíada Mineira de Química na Visão dos Professores de Ensino Médio
Palabras clave:
Ensino de Química, competição, olimpíadas científicas, professores, educação básica.Resumen
A ocorrência da olimpíada científica de Química na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trouxe à tona, junto à equipe organizadora, questionamentos sobre sua importância e impactos. O presente trabalho foi realizado com professores da educação básica, cujos estudantes participaram da olimpíada, com o objetivo de identificar a percepção destes sobre a competição e o que ela representa. A concepção dos professores sobre esse processo competitivo evidencia uma estratégia para engajar os estudantes. Ressaltamos que a competitividade deve ser trabalhada com ressalvas e que a cooperação deve fazer parte do processo. Além disso, percebemos que há poucas situações na escola capazes de engajar os estudantes para a aprendizagem de Química e que a olimpíada significou uma possibilidade para tal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.