A Significação do Conceito Energia no Contexto da Situação de Estudo Alimentos: Produção e Consumo

Autores/as

  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Currículo escolar, ensino-aprendizagem, formação inicial e continuada, interdisciplinaridade, evolução conceitual científica.

Resumen

A proposição de novas organizações curriculares constitui-se numa tentativa de responder questões originadas da observação dos sistemas de ensino e aprendizagem nas licenciaturas e na Educação Básica. O desenvolvimento, em sala de aula, de uma situação de estudo (SE) denominada Alimentos: Produção e Consumo foi acompanhado pela pesquisa, para identificar conceitos de Biologia, Física e Química e seus significados no entendimento dos estudantes, de forma interativa e interdisciplinar, proporcionando reflexões sobre questões sociais e culturais. Para tanto, as aulas foram vídeo-gravadas, transcritas, analisadas e categorizadas conforme Moraes e Galiazzi (2007). Vigotski e outros autores do referencial histórico cultural fundamentaram a pesquisa. A identificação do conceito científico energia, seu significado e compreensão alcançada pelos estudantes permitiram a complexificação do mesmo à medida que as interações e articulações entre as diferentes áreas (Química, Biologia e Física) foram interdisciplinarmente tratadas.

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Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Boff, E. T. de O., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2012). A Significação do Conceito Energia no Contexto da Situação de Estudo Alimentos: Produção e Consumo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 145–164. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4212