Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: movimento de mudanças a partir do Novo ENEM

Autores

  • Laís Basso Costa-Beber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Otavio Aloísio Maldaner Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/Ilhéus-BA

Palavras-chave:

Novo ENEM, Educação Básica, Educação Química.

Resumo

O processo seletivo para ingresso no Ensino Superior público tem influenciado de forma significativa os currículos da Educação Básica. Com base nisso, investigou-se a utilização do Novo ENEM (2009) nos processos seletivos 2010 de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil e buscou-se identificar características gerais desejadas para selecionar estudantes nessas universidades, a partir do que é explicitado nos Editais e Manuais do Candidato dos processos de seleção. Metodologicamente, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com produção de seis categorias, dentre elas a interdisciplinaridade e contextualização, que são privilegiadas nos processos seletivos, contudo, entende-se que necessitam ser melhor compreendidas para que produzam modificações significativas na formação básica. O Novo ENEM, em sua primeira edição, induziu mudanças em 65% dos documentos de processos seletivos analisados. Esse exame, usado em processos seletivos, pode contribuir com reorganizações curriculares na Educação Básica que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. 

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Publicado

2014-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos seletivos de Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: movimento de mudanças a partir do Novo ENEM. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 217-232. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4289

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