Robôs e androides: a abordagem de questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula

Autores/as

  • Luís Paulo Piassi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Palabras clave:

Ficção científica, ensino de ciências, ética, questões sociopolíticas, semiótica.

Resumen

Inúmeras obras de ficção científica têm com elemento central robôs e androides. Uma análise da estrutura de tais obras revela aspectos ligados à ética científica e às repercussões socioculturais da tecnologia, temas que podem ser um interessante objeto de discussão em sala de aula. Neste trabalho empregamos a semiótica estruturalista derivada dos trabalhos de Greimas para analisar a interpretação das histórias de robôs por estudantes em início de graduação. Procuramos verificar se a leitura desse tipo de história de ficção científica é capaz de induzir reflexões sobre questões epistemológicas e sociopolíticas conexas à ciência e à tecnologia. Os dados mostraram que essas reflexões aparecem em diversas modalidades e categorias, envolvendo o impacto social da tecnologia, aspectos filosóficos, particularmente sobre a questão da consciência e da identidade.

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Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Piassi, L. P. (2012). Robôs e androides: a abordagem de questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 165–184. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4213