PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTÍNUA (atores e diretores na construção de um personagem)
Palabras clave:
Formação de Professores, professor-ator, formador-diretor, desenvolvimento profissionalResumen
Nossa realidade mostra que o resultado do investimento na Formação Contínua de Professores não tem sido satisfatório; o professor continua sem condições de avançar por conta própria, para melhorar a sua prática, pesquisando acervos de material didático e enfrentando questões vividas no cotidiano. Nesse ambiente o professor não tem conseguido efetivamente aprender, sendo capaz de incluir novidades no seu planejamento e levá-las para a sala de aula. Esse cenário, em que as práticas de sala de aula são tão paradigmaticamente diferentes dos discursos sobre o ensino e a aprendizagem, sugere que os programas de Formação Contínua trabalhem com problemas próprios do professor, autenticamente gerados por ele, para tornar possível uma transposição para a sala de aula. Este trabalho procura fazer uma analogia entre a formação contínua e a construção de personagens no teatro e sugere que nessa construção a pessoa plena do professor e sua atuação profissional sejam consideradas.
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