A reestruturação do discurso de professores de Química inseridos em um grupo colaborativo
Palabras clave:
Grupos colaborativos, desenvolvimento profissional, discursos do professor, cultura docente.Resumen
Neste trabalho são apresentados indícios de como a cultura colaborativa pode ser importante para a reestruturação do pensamento do professor. Participaram desta investigação quatro professores de Química da rede pública do Estado de São Paulo que formaram um grupo colaborativo cujo objetivo era identificar e problematizar as dificuldades para o ensino de Química. Os discursos utilizados pelos professores foram analisados segundo o referencial de Arruda e Villani (2001) visando diagnosticar a ocorrência de reestruturação. Os resultados apontam que o grupo colaborativo constituiu-se em um espaço onde os docentes puderam refletir profundamente acerca das dificuldades enfrentadas no ensino. Inicialmente percebeu-se que os professores utilizam-se tipos de discursos que caracterizavam a não aceitação das próprias responsabilidades sobre essas dificuldades. Ao longo do trabalho colaborativo esse discurso vai sendo substituído por outros tipos de discurso que evidenciam que os professores percebem o seu papel em relação às dificuldades identificadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.