Leitura e demonstração de experimentos por meio de vídeos: análise de uma proposta a partir da escrita dos estudantes

Autores/as

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Welington Francisco Universidade Federal de Tocantins (UFT), Campus Gurupi

Palabras clave:

leitura, escrita, vídeo

Resumen

O presente estudo relata uma atividade de leitura associada à apresentação de experimentos mediante vídeos disponíveis on-line, desenvolvida em sala de aula com estudantes de um curso pré-vestibular localizado no município de Araraquara-SP. A atividade de leitura buscou o desenvolvimento de conceitos relacionados à tabela periódica e às propriedades periódicas dos metais alcalinos. Após a leitura do texto, realizada individualmente e em silêncio, os estudantes produziram textos nos quais deveriam identificar conceitos, relacionar as mudanças macroscópicas apresentadas no vídeo com a ordem de reatividade dos metais alcalinos em água, além de proporem uma possível explicação dessas diferentes reatividades. Após problematização do tema por meio de aulas expositivas dialógicas foram produzidos novos textos. Os resultados indicaram que a atividade de leitura auxiliou a manifestação de habilidades cognitivas de baixa e alta ordem. Ademais, em linhas gerais, foi possível notar evolução na aprendizagem após a discussão dos conceitos químicos, o que foi caracterizado, sobretudo, pela incorporação de características da linguagem científica durante a escrita dos textos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-10-23

Cómo citar

Francisco Junior, W. E., & Francisco, W. (2013). Leitura e demonstração de experimentos por meio de vídeos: análise de uma proposta a partir da escrita dos estudantes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(2), 049–065. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4261

Número

Sección

Artigos