Leitura e demonstração de experimentos por meio de vídeos: análise de uma proposta a partir da escrita dos estudantes
Palabras clave:
leitura, escrita, vídeoResumen
O presente estudo relata uma atividade de leitura associada à apresentação de experimentos mediante vídeos disponíveis on-line, desenvolvida em sala de aula com estudantes de um curso pré-vestibular localizado no município de Araraquara-SP. A atividade de leitura buscou o desenvolvimento de conceitos relacionados à tabela periódica e às propriedades periódicas dos metais alcalinos. Após a leitura do texto, realizada individualmente e em silêncio, os estudantes produziram textos nos quais deveriam identificar conceitos, relacionar as mudanças macroscópicas apresentadas no vídeo com a ordem de reatividade dos metais alcalinos em água, além de proporem uma possível explicação dessas diferentes reatividades. Após problematização do tema por meio de aulas expositivas dialógicas foram produzidos novos textos. Os resultados indicaram que a atividade de leitura auxiliou a manifestação de habilidades cognitivas de baixa e alta ordem. Ademais, em linhas gerais, foi possível notar evolução na aprendizagem após a discussão dos conceitos químicos, o que foi caracterizado, sobretudo, pela incorporação de características da linguagem científica durante a escrita dos textos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.