Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico

Autores

  • Lauren Heineck de Souza Centro Universitário UNIVATES
  • Vanessa Vian Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio Politécnico, Seminário Integrado, Pesquisa.

Resumo

O Ensino Médio Politécnico é uma política pública na qual o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras das capacidades de todos e ressalta a necessidade de um ensino contextualizado de base interdisciplinar, que vise superar a fragmentação dos saberes. Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de interdisciplinaridade de professores e coordenadores pedagógicos de uma escola de Ensino Médio Politécnico do Vale do Taquari, RS. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, os dados foram coletados utilizando entrevista semi-estruturada e submetidos à análise textual discursiva. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do termo interdisciplinaridade, desafios em romper práticas disciplinares e a presente tendência à fragmentação do conhecimento, que podem ser fatores dificultadores da interdisciplinaridade enquanto referencial para a organização do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauren Heineck de Souza, Centro Universitário UNIVATES

Acadêmica de Psicologia da Univates

Vanessa Vian, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda do Mestrado em Ensino da Univates

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES

Docente da Univates - CETEC

José Claudio Del Pino, Centro Universitário UNIVATES

Docente da Univates - CETEC

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES

Docente de Química do Centro Universitário Univates - CETEC

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Heineck de Souza, L., Vian, V., Conceição Oliveira, E., Del Pino, J. C., & Marchi, M. I. (2016). Interdisciplinaridade e fragmentação dos saberes: concepções de educadores do Ensino Médio Politécnico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 129–147. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4340

Edição

Seção

Artigos