A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153

Palabras clave:

Concepções de saúde, Educação em saúde, Documentos curriculares, Modelo KVP

Resumen

Este artigo discute as concepções de saúde expressas nos documentos curriculares oficiais brasileiros para a área das Ciências da Natureza, considerando como elementos centrais os conhecimentos científicos (K), os valores (V) e as práticas sociais (P) apresentados nos textos. Trata-se de uma análise documental, que utilizou a Análise de Conteúdo como principal referencial metodológico e saúde como unidade temática. Os resultados apontaram que um conceito mais amplo de saúde é pouco explorado nos documentos referenciais. Ou seja, o entendimento sobre saúde abordado nos diferentes documentos está fortemente relacionado ao conhecimento do corpo humano e aos comportamentos saudáveis, as práticas propostas direcionam para os cuidados pessoais e os valores mais prevalentes correspondem à noção de autonomia e protagonismo. Observa-se que predomina uma concepção de saúde pautada no funcionamento do corpo humano, na doença, nos hábitos e comportamentos considerados adequados para manter a saúde. O “direito à saúde” e “políticas públicas de saúde” são categorias pouco manifestas, o que demonstra a necessidade de ampliar a concepção de saúde nos documentos analisados.

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Biografía del autor/a

Marta Caires Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Odontologia e Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia. É Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UFBA. Atualmente é doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na Docência da Educação Básica e atua na Formação Continuada de Professores pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área da educação e da saúde, atuando em pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Educação em Saúde, Saúde na Escola e Formção de Professores.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Possui experiência nas áreas de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular. Além disso, tem experiência em Ensino de Ciências e Biologia, área que atualmente possui interesse e realiza pesquisa. É integrante do grupo de pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA), e é líder do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Inovações Educacionais (ENCINE) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em ensino de ciências (NUPEC) do IFBA.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Formada em Física- Licenciatura (1999), especialista em Ensino de Ciências (2001), mestre (2005) e doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participa de projetos de pesquisa que envolvem investigação em ensino-aprendizagem de conteúdos da disciplina de Física e de Ciências em geral, com ênfase no desenvolvimento de metodologias qualitativas e quantitativas de avaliação da aprendizagem. Atua como professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, no curso de Graduação e Pós Graduação.

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Publicado

2019-05-05

Cómo citar

Sousa, M. C., Guimarães, A. P. M., & Amantes, A. (2019). A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 129–153. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153

Número

Sección

Artigos