Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u521548

Palavras-chave:

Educação Científica, Ensino de Ciências, Ação Dialógica, Pedagogia Libertadora

Resumo

O presente trabalho teórico tem como objetivo apresentar articulações entre os estudos de Paulo Freire e o campo da educação científica. Para tal, nos centramos na perspectiva da Alfabetização Científica (AC) e nas mediações da Educação CTS/CTSA. A alfabetização e o papel do diálogo em Freire são destacados para a compreensão de paralelos e tensões com a alfabetização científica e CTS/CTSA. Reconhecemos que uma fundamentação em Freire é presente em estudos CTS/CTSA, entretanto ainda existe um distanciamento de correlações teóricas entre Freire e AC no Brasil, principalmente em seus sentidos sociais mais profundos. Tal fato, configura-se enquanto um desafio teórico e prático; é necessário que seus pressupostos sociopolíticos ganhem ênfase na educação em ciências diante da constatação de um cenário desfavorável para a educação brasileira em sua totalidade.

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Publicado

2022-05-26

Como Citar

Kauano, R. V., & Marandino, M. (2022). Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35064, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u521548

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Artigos