Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315Palavras-chave:
Formação de Professores, Base Nacional Comum da Formação de Professores, Base Nacional Comum da Formação de Professores-Formação Continuada, BNCCResumo
Este artigo retoma e atualiza outro por nós publicado na busca de se fomentar a continuidade do debate entre pesquisadores e professores do campo da Educação em Ciências acerca das recentes políticas públicas curriculares voltadas para a formação de professores que tem sido elaboradas e aprovadas sem diálogo com as comunidades escolares e de pesquisa. Para isso, realizamos análise de documentos via ficha de análise textual e do uso de sete itens de análise construídos tanto a priori quanto a posteriori. Com a pesquisa, constatamos um alinhamento entre as propostas de ensino/aprendizagem e de avaliação da educação básica com aquelas preconizadas para formação de professores. Há influências das experiências externas quanto aos redimensionamentos prescritos, mas chama atenção que as competências gerais da BNCC da Educação Básica têm mesmo número e natureza que aquelas presentes na BNC-Formação e BNC-Formação Continuada. Isto é, para além da formação de professores estar sendo proposta, pela primeira vez, a partir da ideia de competências, com foco no desenvolvimento de habilidades práticas, eficientes e produtivas, busca-se apagar os projetos de formação que até então vinham sendo desenvolvidos, fomentando-se, portanto, a descaracterização da docência mediante controle e padronização dos processos educativos.
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