A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir este desafio?

Autores

  • Mariana Cassab Universidade Federal Fluminese

Resumo

O texto tem como intenção refletir sobre a democracia relacionada às ações desenvolvidas no ensino das ciências na escola a partir da análise da literatura sobre o assunto produzida tanto no campo da educação quanto na área específica do ensino das ciências. Neste sentido, debruça-se sobre a produção de textos concebidos a partir das perspectivas da Ciência & Tecnologia & Sociedade (CTS) e Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para, por meio do diálogo
com análises do campo do currículo, refletir sobre os nexos entre o ensino das ciências e democracia. A expectativa é, junto com Alice Lopes e Elizabeth Macedo, argumentar que defender um currículo integrado não conduz,  necessariamente, a uma perspectiva democrática e que se ensejamos este desafio na escola, é necessário examinar de forma mais crítica a organização disciplinar que os currículos escolares estão fundamentados e melhor compreender
os processos de produção do conhecimento escolar em ciências.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Cassab, M. (2011). A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir este desafio?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4019

Edição

Seção

Artigos