Os Educandos da EJA e suas Leituras sobre a Disciplina Escolar Biologia: Provocativas Necessárias para Pensar o Currículo e a Pesquisa na Área da Educação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u285308

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação em Biologia, Pesquisa em Educação em Ciências, Paulo Freire

Resumo

Enfrentar o desafio de conceber currículos de Biologia próprios para a EJA passa por posicionar o educando no centro da ação educativa. Nessa linha, o artigo se move por dois propósitos integrados. Por um lado, o de questionar quem são seus educandos em uma escola específica, seus itinerários escolares e as leituras que constroem acerca da modalidade e da Disciplina Escolar Biologia. Por outro, o de sugerir temáticas e metodologias que ampliem o esforço da área de Educação em Ciências em aprofundar a produção de conhecimento na interface com o campo da EJA. Com base em entrevistas e questionários, analisados a partir das contribuições de Miguel Arroyo e Paulo Freire, o estudo assinala o quanto os educandos reconhecem as potencialidades da Biologia escolar em proporcionar ampliações de suas leituras de mundo, todavia, estas esbarram nos limites que eles apontam existir entre os conhecimentos escolares e suas experiências existenciais. Os educandos também enfatizam a centralidade do papel dos educadores na mediação dos conhecimentos escolares e a importância pedagógica da pergunta para se construir relações entre o vivido e o conteúdo, além de reivindicarem metodologias ativas que superem a abordagem expositiva como uma forma decisiva para o interesse e para a aprendizagem. A questão do trabalho, das juventudes e da negritude são aspectos a serem considerados na formulação dos currículos e nas agendas de pesquisa.

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Biografia do Autor

Ágnes de Sousa Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestra em Educação pelo PPGE-UFJF. Técnica Administrativa UFJF. 

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Cassab, M., & Nascimento, Ágnes de S. (2022). Os Educandos da EJA e suas Leituras sobre a Disciplina Escolar Biologia: Provocativas Necessárias para Pensar o Currículo e a Pesquisa na Área da Educação Científica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33031, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u285308

Edição

Seção

Artigos