Como os professores concebem os objetivos para o ensino de ciências
Resumo
Apresentamos um estudo sobre como os professores de ciências, do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental concebem as metas curriculares para o ensino de Ciências. Este trabalho é parte de uma investigação mais ampla que pretende estabelecer uma descrição detalhada do estado atual do ensino de Ciências no município de Belo Horizonte. Uma parte do questionário procurou levantar a receptividade dos professores em relação a um conjunto de 23 objetivos curriculares propostos para o ensino de Ciências. Para cada um dos objetivos identificamos o grau de concordância e de prioridade que o professor lhe atribui. Também identificamos os objetivos que ele se propôs a alcançar em suas atividades e aqueles que ele julgou ter alcançado ao final do ano letivo. A análise dos dados indica que os professores de Ciências concordam com a maioria das 23 metas curriculares arroladas. Além disto, relatam priorizar muitas metas curriculares simultaneamente. Também julgam obter um alto grau de sucesso em sua atividade docente. As 23 metas curriculares apresentadas aos professores têm origens em diferentes propostas e tradições curriculares. Ao tentarmos interpretar tais resultados identificamos cinco concepções curriculares distintas e prevalentes entre os professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.