Um encaminhamento didático fundamentado na formulação de perguntas como auxílio ao processo educacional de medição

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Depto de Física da Universidade Estadual de Londrina – PR
  • Carlos Eduardo Laburú Depto de Física da Universidade Estadual de Londrina – PR

Palavras-chave:

Paradigma Pontual, paradigma de Conjunto, ensino de medição, formulação de perguntas, laboratório.

Resumo

Investigações em ensino de ciências indicam que os estudantes trazem para a sala de aula um conjunto de ideias errôneas sobre medição, constituindo-se no que a literatura denomina de paradigma Pontual. Em busca de se aprofundar conhecimentos que contribuam ao processo educacional relacionado à medição, investiga-se o uso de um encaminhamento didático baseado num modelo de formulação de perguntas que parte de uma situação experimental problemática e do conhecimento prévio dos estudantes de estatística. Diferenciando-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, neste estudo procurou-se averiguar o nível de entendimento que estudantes do primeiro ano de graduação em engenharia constroem do conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, visto que resgatavam seus conhecimentos prévios de estatística aplicando-os na situação experimental quando submetidos aos questionamentos.

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Publicado

2014-03-21

Como Citar

Silva, O. H. M. da, & Laburú, C. E. (2014). Um encaminhamento didático fundamentado na formulação de perguntas como auxílio ao processo educacional de medição. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 195–213. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4277