No caminho da máquina, a universidade

história, memória, ditadura e o ensino superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.54177

Palavras-chave:

golpe militar de 1964, ditadura, autonomia universitária, educação superior

Resumo

O golpe de 1° de abril de 1964 instaurou no Brasil um regime de exceção que perdurou por 21 anos e afetou de forma indelével todas as dimensões da vida social no país. Uma dessas dimensões foi a educação superior em seus mais diversos aspectos: sua organização e estrutura, autonomia e relações de ensino e aprendizagem. Compreender as repercussões da ditadura militar na universidade brasileira pode contribuir para lançar luz sobre o papel dessas instituições na sociedade, bem como na necessidade de sua defesa. Este texto apresenta entrevista realizada com a historiadora, cientista política e professora titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora Heloísa M. Starling. Em sua explanação, a entrevistada aborda desde análises sobre o contexto do golpe e do regime instalado, em grande medida já referenciadas em sua vasta obra, quanto sobre suas vivências como estudante de graduação, pós-graduação e no exercício da docência naquele contexto. O texto, mais do que uma incursão ao passado, enseja um exercício de reflexão sobre o presente e sobre o lugar da universidade nele, na construção de uma sociedade mais justa, e de um conhecimento científico mais democrático.

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Biografia do Autor

Heloisa Maria Murgel Starling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Historiadora e cientista política, é professora titular livre no Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde dirige o centro de pesquisas Projeto República. Formada em Comunicação Social (PUC-MG, 1979) e História (UFMG, 1981), com mestrado e doutorado em Ciência Política (UFMG, 1986; IUPERJ, 1997). É referência em estudos sobre a Ditadura Militar no Brasil e autora de livros como Os senhores das Gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: uma biografia (2015, com Lilia M. Schwarcz), República e Democracia: Impasses do Brasil Contemporâneo (2017) e Ser republicano no Brasil Colônia (2018).

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado em História e em Pedagogia, é mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2022). Docente na UEMG Ibirité em cursos de formação de professores. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (Faculdade de Educação da UEMG) e Educação Inclusiva (PROFEI/UEMG/Ibirité).

Marjory dos Santos Muniz , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É bolsista na Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ), desde 2022. Já foi bolsista de extensão no Projeto Interagindo, pela Faculdade de Educação da UFMG (2023), tendo atuado como apoio pedagógico.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 7-20.

DREIFUSS, René A. 1964: a conquista do Estado – Ação política, Poder e Golpe de Classe. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1981.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: Uma bibliografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

STARLING, Heloísa M. A máquina do golpe - Engrenagens militares e apoio externo. 1964: Como foi desmontada a democracia no Brasil. vol. 1, São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

STARLING, Heloísa M. Campus UFMG. Belo Horizonte: Conceito, 2019. (BH - A cidade de cada um, 33).

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Publicado

04-10-2024

Como Citar

STARLING, H. M. M.; BRAGA, D. S.; MUNIZ , M. dos S. No caminho da máquina, a universidade: história, memória, ditadura e o ensino superior no Brasil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.54177. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/54177. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

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