No caminho da máquina, a universidade
história, memória, ditadura e o ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.54177Palavras-chave:
golpe militar de 1964, ditadura, autonomia universitária, educação superiorResumo
O golpe de 1° de abril de 1964 instaurou no Brasil um regime de exceção que perdurou por 21 anos e afetou de forma indelével todas as dimensões da vida social no país. Uma dessas dimensões foi a educação superior em seus mais diversos aspectos: sua organização e estrutura, autonomia e relações de ensino e aprendizagem. Compreender as repercussões da ditadura militar na universidade brasileira pode contribuir para lançar luz sobre o papel dessas instituições na sociedade, bem como na necessidade de sua defesa. Este texto apresenta entrevista realizada com a historiadora, cientista política e professora titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora Heloísa M. Starling. Em sua explanação, a entrevistada aborda desde análises sobre o contexto do golpe e do regime instalado, em grande medida já referenciadas em sua vasta obra, quanto sobre suas vivências como estudante de graduação, pós-graduação e no exercício da docência naquele contexto. O texto, mais do que uma incursão ao passado, enseja um exercício de reflexão sobre o presente e sobre o lugar da universidade nele, na construção de uma sociedade mais justa, e de um conhecimento científico mais democrático.
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Referências
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