Centenary of Paulo Freire: contributions to thinking about higher education today

Special interview with professor Carlos Rodrigues Brandão

Authors

  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2405-8536
  • Pauliane Romano Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9925-8540

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35140

Keywords:

Paulo Freire, Centenary of Paulo Freire, Higher education, University

Abstract

Interview conducted with professor emeritus at Unicamp Carlos Rodrigues Brandão about Paulo Freire's contribution to thinking about higher education and the role of the university today. The tribute to Paulo Freire, in this year of his centenary, constitutes a special section of the Revista Docência do Ensino Superior. This interview was conducted in June 2021, through a virtual conference, following a semi-structured questionnaire with seven questions. Carlos Rodrigues Brandão describes his trajectory as well as his relevant participation in social movements, and highlights Paulo Freire's contribution to higher education. The professor also highlights advances in higher education, the scenario experienced today and words of hope for us to keep on fighting!

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965-1969). Possui mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980) e livre docência em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Realizou estudos de pós-doutorado em Antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela (1992). Aposentou-se da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997, após 23 anos de trabalhos lá e de 30 anos como professor. Permanece como docente dos quadros do doutorado em Antropologia e do doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Desde quando aposentado, foi professor convidado em cinco universidades. É membro do Conselho Internacional e consultor do Instituto Paulo Freire. É comendador da Ordem do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia; professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa da Universidad Nacional de Lujan, Argentina; e professor emérito da Unicamp.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Analista de Tecnologia da Informação na UFMG. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação e de pós-Graduação, ministrando disciplinas na área de tecnologia e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Dados Governamentais Abertos e Privacidade e Proteção de Dados.

Pauliane Romano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora e orientadora em cursos de graduação e de pós-graduação na área de Formação de Professores. Pesquisadora nas áreas de Política Educacional, Educação Superior, Trabalho Docente e Estudos em Metodologias de Ensino, Planejamento e Avaliação, EaD, Tecnologias Educacionais e Produção do Conhecimento.

Published

2021-09-24

How to Cite

BRANDÃO, C. R.; SILVA, P. N.; ROMANO, P. Centenary of Paulo Freire: contributions to thinking about higher education today: Special interview with professor Carlos Rodrigues Brandão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35140. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35140. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Interviews

Most read articles by the same author(s)