Centenario de Paulo Freire: contribuciones al pensamiento de la educación superior hoy

Entrevista especial al profesor Carlos Rodrigues Brandão

Autores/as

  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.
  • Patrícia Nascimento Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2405-8536
  • Pauliane Romano Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9925-8540

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35140

Palabras clave:

Paulo Freire, Centenario de Paulo Freire, Educación universitaria, Universidad

Resumen

Entrevista realizada al profesor emérito de la Unicamp, Carlos Rodrigues Brandão, sobre las contribuciones de Paulo Freire al pensamiento de la educación superior y el papel de la universidad en la actualidad. El homenaje a Paulo Freire, en este año de su centenario, constituye una sección especial de la Revista Docência do Ensino Superior. La entrevista se realizó en junio de 2021, a través de una conferencia virtual, siguiendo un cuestionario semiestructurado con siete preguntas. Carlos Rodrigues Brandão describe su trayectoria, su relevante participación en movimientos sociales y destaca la contribución de Paulo Freire a la educación superior. El profesor también destaca los avances en la educación superior, el escenario vivido hoy y palabras de esperanza para que sigamos en la lucha!

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965-1969). Possui mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980) e livre docência em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Realizou estudos de pós-doutorado em Antropologia junto à Universidade de Perugia e à de Santiago de Compostela (1992). Aposentou-se da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997, após 23 anos de trabalhos lá e de 30 anos como professor. Permanece como docente dos quadros do doutorado em Antropologia e do doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Desde quando aposentado, foi professor convidado em cinco universidades. É membro do Conselho Internacional e consultor do Instituto Paulo Freire. É comendador da Ordem do Mérito Científico, do Ministério de Ciência e Tecnologia; professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa da Universidad Nacional de Lujan, Argentina; e professor emérito da Unicamp.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2018). Analista de Tecnologia da Informação na UFMG. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação e de pós-Graduação, ministrando disciplinas na área de tecnologia e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Dados Governamentais Abertos e Privacidade e Proteção de Dados.

Pauliane Romano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora adjunta da Revista Docência do Ensino Superior, da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora e orientadora em cursos de graduação e de pós-graduação na área de Formação de Professores. Pesquisadora nas áreas de Política Educacional, Educação Superior, Trabalho Docente e Estudos em Metodologias de Ensino, Planejamento e Avaliação, EaD, Tecnologias Educacionais e Produção do Conhecimento.

Publicado

2021-09-24

Cómo citar

BRANDÃO, C. R.; SILVA, P. N.; ROMANO, P. Centenario de Paulo Freire: contribuciones al pensamiento de la educación superior hoy: Entrevista especial al profesor Carlos Rodrigues Brandão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35140. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35140. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Entrevistas

Artículos más leídos del mismo autor/a