Docência no ensino superior

considerações sobre a democratização e a diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.42236

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pauliane Romano Cirilo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior (neste ano de 2022), da Diretoria de   Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação e de pós-graduação e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas da educação superior, trabalho docente, formação de professores, com interesse nas áreas de metodologias de ensino, planejamento e avaliação, produção do conhecimento, comunicação e divulgação científica.

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é membra do grupo de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). Desde 2019, integra a comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior, exercendo a função de editora-chefe neste ano de 2022.

Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e em Pedagogia pela UEMG. Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Técnica em Assuntos Educacionais da UFMG, lotada na Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ). Integrante da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13409-28-dezembro-2016-784149-publicacaooriginal-151756-pl.html. Acesso em: 3 nov. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa nº 14, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior". Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/programa_incluir.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

CIRILO, P. R. .; ARIOVALDO, T. C. de C. .; SILVA, P. C. O. C. . Docência no ensino superior : considerações sobre a democratização e a diversidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–7, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.42236. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42236. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)