Docência e extensão universitária
pensar a ditadura e os desafios ao regime democrático no campo informacional
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.53783Palavras-chave:
ditadura militar, regime democrático, direitos humanos, docência universitária, extensão universitáriaResumo
Entrevista com a professora doutora Maria Guiomar da Cunha Frota sobre os 60 anos do golpe de 1964 no Brasil, realizada em julho de 2024, utilizando a técnica de coleta direta, por meio de um roteiro elaborado com questões sobre a ditadura, memórias da repressão e da resistência, objeto de pesquisa da professora, na perspectiva da docência e da extensão. Na entrevista, foi possível dialogar sobre pedagogia universitária, formação em direitos humanos, articulação universidade-escola e os desafios da docência, tanto no contexto da ditadura quanto no cenário atual. A professora destacou a importância das comissões, retomadas no governo atual, para implementação das medidas de justiça de transição e dos acervos de documentos para registro e memória do golpe de 1964. Acerca da docência, destacou os 10 anos das formações transversais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Formação Transversal em Direitos Humanos, que permite aos alunos vivenciarem, na prática, a interdisciplinaridade. Com relação à pesquisa, falou sobre a importância da produção e publicação de conhecimentos sobre o golpe, sobre a divulgação desses conhecimentos nas disciplinas e sobre as contribuições nos distintos fóruns para pensar nas recomendações da Comissão da Verdade, sua implementação e o acompanhamento desse processo. Sobre a extensão, frisou a criação, em 2021, da Universidade dos Direitos Humanos, que é uma diretoria da Pró-Reitoria de Extensão, como uma das várias medidas que já vinham sendo construídas na Universidade, direcionada ao campo dos direitos humanos, para pensar o desenvolvimento dessas políticas na UFMG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Guiomar da Cunha Frota, Patrícia Nascimento Silva, Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).