Docência e extensão universitária

pensar a ditadura e os desafios ao regime democrático no campo informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.53783

Palavras-chave:

ditadura militar, regime democrático, direitos humanos, docência universitária, extensão universitária

Resumo

Entrevista com a professora doutora Maria Guiomar da Cunha Frota sobre os 60 anos do golpe de 1964 no Brasil, realizada em julho de 2024, utilizando a técnica de coleta direta, por meio de um roteiro elaborado com questões sobre a ditadura, memórias da repressão e da resistência, objeto de pesquisa da professora, na perspectiva da docência e da extensão. Na entrevista, foi possível dialogar sobre pedagogia universitária, formação em direitos humanos, articulação universidade-escola e os desafios da docência, tanto no contexto da ditadura quanto no cenário atual. A professora destacou a importância das comissões, retomadas no governo atual, para implementação das medidas de justiça de transição e dos acervos de documentos para registro e memória do golpe de 1964. Acerca da docência, destacou os 10 anos das formações transversais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Formação Transversal em Direitos Humanos, que permite aos alunos vivenciarem, na prática, a interdisciplinaridade. Com relação à pesquisa, falou sobre a importância da produção e publicação de conhecimentos sobre o golpe, sobre a divulgação desses conhecimentos nas disciplinas e sobre as contribuições nos distintos fóruns para pensar nas recomendações da Comissão da Verdade, sua implementação e o acompanhamento desse processo. Sobre a extensão, frisou a criação, em 2021, da Universidade dos Direitos Humanos, que é uma diretoria da Pró-Reitoria de Extensão, como uma das várias medidas que já vinham sendo construídas na Universidade, direcionada ao campo dos direitos humanos, para pensar o desenvolvimento dessas políticas na UFMG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Guiomar da Cunha Frota, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Diretora da Universidade dos Direitos Humanos (PROEX-UFMG). Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) (2004), mestre em Sociologia pela UFMG (1995) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) (1988). No Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFMG) é filiada à linha de pesquisa “Memória social, patrimônio e produção do conhecimento”. Desenvolve pesquisas nos temas Informação e Direitos humanos e Memória da repressão e da resistência nos países do Cone Sul. No campo da extensão, coordena os Projetos Rádio Janela e Voz e Voto.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI-UFMG. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC ECI UFMG, Mestre e Bacharel em Sistemas de Informação. Atuou como Analista de Sistemas por 15 anos na área de Engenharia de Software. Experiência e interesse de pesquisa na área de Ciência da Informação e Sistemas de Informação, na linha de Gestão e Tecnologia, com destaque para: Recuperação de Informação, Representação e Organização da Informação e do Conhecimento, Interoperabilidade, Acesso, Uso e Reúso de Dados Abertos, Governança de dados.

Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Técnica em Assuntos Educacionais da UFMG, atua na Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ).

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

FROTA, M. G. da C.; NASCIMENTO SILVA, P.; SILVA, P. C. O. C. Docência e extensão universitária: pensar a ditadura e os desafios ao regime democrático no campo informacional. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–16, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.53783. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/53783. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)