Relações entre depressão, estresse percebido, ansiedade, qualidade de vida e características de estudantes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.39449

Palavras-chave:

Depressão, Estresse Fisiológico, Ansiedade, Qualidade de Vida, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a relação entre ansiedade, estresse percebido e sintomas de depressão com qualidade de vida e as características sociodemográficas, acadêmicas e clínicas dos estudantes de Enfermagem. Métodos: este é um estudo transversal correlacional realizado com 173 estudantes de Enfermagem matriculados em 2017 na Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Ansiedade, sintomas de depressão, estresse e qualidade de vida foram avaliados, respectivamente, pelo Beck Anxiety Inventory, o Beck Depression Inventory, a Perceived Stress Scale e o Short-Form Health Survey. Resultados: 24,6% dos estudantes tinham ansiedade leve, 24,0% tinham ansiedade moderada e 11,1% tinham ansiedade severa. A maioria dos diagnosticados com depressão apresentava sintomas graves (47,4%) da doença. A maioria dos que não foram diagnosticados com depressão não apresentava sintomas (67,1%). O nível médio de estresse foi de 20,9 da pontuação máxima de 40. O domínio da qualidade de vida com a pontuação mais baixa foi a vitalidade, enquanto o domínio com a pontuação mais alta foi a capacidade funcional. Conclusão: depressão, ansiedade e estresse estavam relacionados a diferentes características sociodemográficas, acadêmicas e clínicas, assim como apresentaram relação com alguns domínios da qualidade de vida, os quais deveriam ser objeto das intervenções.

Referências

Cohen BE, Edmondson D, Kronish IM. State of the art review: depression, stress, anxiety, and cardiovascular disease. Am J Hypertens. 2015[citado em 2021 jan. 22];28(11):1295-302. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25911639/

World Health Organization. Transtornos mentais. Brasília: OPAS/OMS; 2019. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtornos-mentais

Associação Psiquiátrica Americana. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ª ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing; 2013.

Facioli AM, Barros AF, Melo MC, Ogliari ICM, Custódio RJM. Depressão entre estudantes de Enfermagem e sua associação com a vida acadêmica. Rev Bras Enferm. 2020[citado em 2021 fev. 11];73(1):e20180173. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/jDrTW7bjTpG7vNYkxfZWq9C/?lang=pt

Wickert DC, Silva LMC, Munhoz OL, Schimith MD, Magnago TSBS, Silveira VDN. Fatores de risco cardiovascular e qualidade de vida de estudantes de Enfermagem. Rev Enferm UFSM. 2020[citado em 2021 jun. 09];11(e5):1-22. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/43038/html

Albuquerque RN, Borges MS, SadiMonteiro P. Epidemiological profile of suicidal behavior among nursing students. Rev Enferm. 2019[citado em2021 mar. 18];27:1-9. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/45607

Aloufi MA, Jarden RJ, Gerdtz MF, Kapp S. Reducing stress, anxiety and depression in undergraduate nursing students: systematic review. Nurse Educ Today. 2021[citado em 2021 set. 15];102:104877. Disponível em: 10.1016/j.nedt.2021.104877

Cunha JA. Manual da versão em português das Escalas de Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2001. 256p.

Gorenstein C, Andrade L. Validation of a Portuguese version of the Beck Depression Inventory and the State-Trait Anxiety Inventory in Brazilian subjects. Brazilian J Med Biol Res. 1996[citado em2021 jan. 22];29(4):453-7. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8736107

Luft CDB, Sanches SO, Mazo GZ, Andrade A. Brazilian version of the Perceived Stress Scale: translation and validation for the elderly. Rev Saúde Pública. 2007[citado em 2021 fev. 13];41(4):606-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/bgpXDHZXQXNqVS8JLnLdLhr/?lang=pt&format=pdf

Ciconelli RM, Ferraz MB, Santos W, Meinão I, Quaresma MR. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev Bras Reumatol. 1999[citado em2021 jan. 10];39:143-50. Disponível em: http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0032808921&partnerID=40&md5=8e372f8e7feece5ae4fc33228a55d3a8

McConville J, McAleer R, Hahne A. Mindfulness Training for Health Profession Students-The Effect of Mindfulness Training on Psychological Well-Being, Learning and Clinical Performance of Health Professional Students: A Systematic Review of Randomized and Non-randomized Controlled Trials. Explore (NY). 2017[citado em 2021 set. 15];13(1):26-45. Disponível em: 10.1016/j.explore.2016.10.002

Van der Riet P, Rossiter R, Kirby D, Dluzewska T, Harmon C. Piloting a stress management and mindfulness program for undergraduate nursing students: student feedback and lessons learned. Nurse Educ Today. 2015[citado em 2021 set. 15];35(1):44-9. Disponível em: 10.1016/j.nedt.2014.05.003.

Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS, Avelino FVSD, Santos JDM. Prevalence of anxious and depressive symptoms in college students of a public institution. Rev Bras Enferm. 2018[citado em 2021 maio 28];71(5):2169-75. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/?format=pdf&lang=en

Sawicki WC, Barbosa DA, Fram DS, Belasco AGS. Alcohol consumption, Quality of Life and Brief Intervention among Nursing university students. Rev Bras Enferm. 2018[citado em 2021 abr. 19];71(1):505-12. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/cYGD3kXXxRmmny9gnhvyfQC/?format=pdf&lang=en

Tung YJ, Lo KKH, Ho RCM, Tam WSW. Prevalence of depression among nursing students: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2018[citado em 2021 maio 23];63:119-29. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.01.009

Labrague LJ, McEnroe-Petitte DM, Papathanasiou IV, Edet OB, Tsaras K, Christos KF, et al. A cross-country comparative study on stress and quality of life in nursing students. Perspect Psychiatr Care. 2018[citado em 2021 jan. 20];54(4):469-76. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29078010/

Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Estresse em estudantes de Enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paul Enferm. 2017[citado em 2021 maio 17];30(2):190-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000200190&lng=pt&tlng=pt

Dahlin M, Joneborg N, Runeson B. Stress and depression among medical students: a cross-sectional study. Med Educ. 2005[citado em 2021 set. 15];39(6):594-604. Disponível em: 10.1111/j.1365-2929.2005.02176.x

Mirza AA, Milaat WA, Ramadan IK, Baig M, Elmorsy SA, Beyari GM, et al. Depression, anxiety and stress among medical and non-medical students in Saudi Arabia: an epidemiological comparative cross-sectional study. Neurosciences (Riyadh). 2021[citado em 2021 set. 12];26(2):141-51. Disponível em: 10.17712/nsj.2021.2.20200127

Warner A, Barrow J, Berken J, Williams A, Davis A, Hurst H, et al. The relationship among BSN students' employment, educational, and health-related characteristics and semester grades: a multi-site study. J Prof Nurs. 2020[citado em 2021 set. 15];36(5):308-16. Disponível em: 10.1016/j.profnurs.2020.01.005.

Karaoglu N, Şeker M. Anxiety and depression in medical students related to desire for and expectations from a medical career. West Indian Med J. 2010[citado em 2021 jun. 22];59:196-20. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21275126/

Hirsch CD, Barlem ELD, Almeida LK, Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM. Fatores percebidos pelos acadêmicos de Enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto Contexto Enferm. 2018[citado em 2021 jun. 22];27(1):e0370014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072018000370014

Zimmermann M, Chong AK, Vechiu C, Papa A. Modifiable risk and protective factors for anxiety disorders among adults: a systematic review. Psychiatry Res. 2020[citado em 2021 jun. 22];285:112705. Disponível em: 10.1016/j.psychres.2019.112705

França SP, Martino MM, Aniceto EV, Silva LL. Preditores da Síndrome de Burnout em enfermeiros de serviços de urgência pré-hospitalar. Acta Paul Enferm. 2012[citado em 2021 abr. 03];25(1):68-73. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ape/v25n1/v25n1a12.pdf

Ribeiro FMSS, Mussi FC, Pires CGS, Silva RM, Macedo TTS, Santos CAST. Stress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic factors. Rev Latinoam Enferm. 2020[citado em 2021 abr. 03];28:e3209. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100316&tlng=en

Graner KM, Cerqueira ATAR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciênc Saúde Colet. 2019[citado em 2021 jun. 22];24(4) 1327-46. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Lawrence D, Hafekost J, Hull P, Mitrou F, Zubrick SR. Smoking, mental illness and socioeconomic disadvantage: analysis of the Australian National Survey of Mental Health and Wellbeing. BMC Public Health. 2013[citado em 2021 ago. 15];11(13):462. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23663362/

Gan GG, Ling HY. Anxiety, depression and quality of life of medical students in Malaysia. Med J Malaysia. 2019[citado em 2021 abr. 22];74(1):57-61. Disponível em: http://www.e-mjm.org/2019/v74n1/anxiety-and-depression.pdf

Alkatheri AM, Bustami RT, Albekairy AM, Alanizi AH, Alnafesah R, Almodaimegh H, et al. Quality of Life and Stress Level Among Health Professions Students. Health Professions Education. 2020[citado em 2021 jan. 10];6(2):201-10. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S245230111930094X

Oztasan N, Ozyrek P, Kilic I. Factors Associated With Health-Related Quality of Life Among University Students in Turkey. Mater Sociomed. 2016[citado em 2021 mar. 18];28(3):210-4. Disponível em: http://www.scopemed.org/fulltextpdf.php?mno=230959

Arquivos adicionais

Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Relações entre depressão, estresse percebido, ansiedade, qualidade de vida e características de estudantes de Enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 21º de dezembro de 2022 [citado 8º de maio de 2025];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/39449

Artigos Semelhantes

1-10 de 1608

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)