Construção de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino da história em enfermagem

Autores

  • Valéria Aparecida Masson AmericanaSP, Faculdade de Americana, Curso de Graduação em Enfermagem , Brasil
  • Rafael Lustosa Ribeiro CampinasSP, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas , Brasil
  • Maiza Claudia Vilela Hipólito CampinasSP, UNICAMP, Faculdade de Educação Física , Brasil
  • Lucia Tobase São PauloSP, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v18i3.50151

Palavras-chave:

Educação à Distância, História da Enfermagem, Tecnologia da Informação, Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever sobre o desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino da História da Enfermagem. O objeto produzido foi aplicado na disciplina História da Enfermagem, no curso de graduação em Enfermagem, aos 30 estudantes do curso de Enfermagem, em uma universidade no interior de São Paulo, no ano de 2013. No desenvolvimento foi utilizada a metodologia definição, arquitetura, design, implementação (DADI), combinando os recursos na plataforma Prezi®. Essa ferramenta possibilitou a criação de objeto virtual de aprendizagem, visando à facilitação da aprendizagem de maneira ativa, inovadora e problematizadora. Este estudo contribui para a adoção de práticas educacionais pautadas no uso de tecnologias de informação, possibilitando novas perspectivas para o ensino da História da Enfermagem e reflexão sobre a identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Marin HF, Cunha ICKO. Perspectivas atuais da informática em enfermagem.

Rev Bras Enferm. 2006; 59(3):354-7.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.

Brasília: Ministério da Educação; 2004.

Costa CJC, Cochia CBR. A expansão do ensino superior no Brasil e a

educação à distância: instituições públicas e privadas. Rev Teor Prat Educ.

; 16(1):21-32.

González LAG, Ruggiero WV. Collaborative e-learning and learning objects.

IEEE Latin Am Trans. 2009; 7(5):569-77.

Lins TH, Marin HF. Avaliação de website sobre assistência de enfermagem

na sala de recuperação pós-anestésica. Acta Paul Enferm. 2012; 25(1):109-15.

Lopes MVO, Araújo TL, Borges Neto A. Informática e as correntes

pedagógicas na enfermagem. Rev Rene. 2001; 2(2):52-8.

Wiley D. The instructional use of learning objects. [Citado em 2012 jun. 04].

Disponível em: http://reusability.org/read/.

Longmire W. A primer on learning objects. American Society for Training &

Development. Virginia: ASTD; 2001.

Brasil. Ministério da Educação. Coordenadoria institucional de educação à

distância. objetos de aprendizagem. [Citado em 2012 jun. 04]. Disponível em:

http://www.ufal.edu.br/cied/objetos-de-aprendizagem

Knowles MS. The modern practice of adult education. New York: Association

Press; 1970.

Ribeiro RL. História da Enfermagem. Campinas. [Citado em 2013 jan. 20].

Disponível em: http://prezi.com/yo_gazxgcuij/historia-da-enfermagemdisciplina-de-curso-de-enfermagem/.

Vicentini LA, Mileck LS. Desenvolvimento de sites na WEB em unidades de

informação metodologias, padrões e ferramentas. In: XI Seminário Nacional

de Bibliotecas Universitárias / SNBU 2000 abr 24-28. Florianópolis: UFSC; 2000.

Padilha MICS. História da enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade.

Esc Anna Nery Rev Enferm. 2006; 10(3):532-8.

Amorim CM. Cultura imaginética e suas implicações na educação à

distância. 2009. [Citado em 2009 jan. 13]. Disponível em: www.abed.org.br/

congresso2009/cd/trabalhos/2782009115724.pdf

Rosa EF. Luchi M. Semiótica imaginética: a importância da imagem na

aprendizagem. 2010. [Citado em 2010 jan. 13]. Disponível em: http://www.

celsul.org.br/Encontros/09/artigos/Emiliana%20Rosa.pdf

Budó ML, Mattioni FC, Silva FM, Schimith MD. Educação em saúde e o

portador de doença crônica: implicações com as redes socias. Ciênc Cuidado

Saúde. 2009; 8(supl):142-7.

Tóri R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de

distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC; 2010.

Martins GJT, Martinez GAP, Luz Filho SS, Pereira MFA. A Contribuição das

redes sociais virtuais para a aprendizagem e construção do conhecimento:

evidências em estudantes de cursos de graduação. 2011. [Citado em

nov. 09]. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/bitstream/

handle/123456789/35861/A%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20das%20

redes%20sociais%20virtuais%20para%20a%20aprendizagem%20e%20

constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%20Evid%C3%AAn.

pdf?sequence=1

Schibeci R. Evaluating the use of learning objects in Australian and New

Zealand schools. Amsterdan: Elsevier Computed & Education; 2008.

Santos TCF, Barreira IA. Memória, lembranças e a história da Enfermagem. Esc

Anna Nery Rev Enferm. 2011 jul-set; 15(3):616-21.

Publicado

01-09-2014

Como Citar

1.
Masson VA, Ribeiro RL, Hipólito MCV, Tobase L. Construção de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino da história em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2014 [citado 3º de outubro de 2024];18(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50151

Edição

Seção

Relato de Experiencia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.